Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 14 de Junho de 2010 às 13:57
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Nove equipes compostas por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), técnicos da Defesa Civil, Bombeiros e policiais militares do Batalhão Ambiental, deixaram Cuiabá na manhã desta segunda-feira (14.06), em direção ao interior do Estado, iniciando uma operação de fiscalização intensiva para o período critico de queimadas. De acordo com o secretário de estado de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, até o fim de setembro, a fiscalização será ininterrupta e atingirá todas as regiões de Mato Grosso.

As equipes estão se dirigindo para a região Médio Norte do Estado, onde estão localizados os municípios que mais vem apresentando focos de calor este ano, segundo dados obtidos pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A antecipação nas ações de fiscalização intensiva se deve principalmente em razão das previsões de condições climáticas desfavoráveis no Estado e, a um aumento de 80% no número de focos de calor no primeiro semestre deste ano, explicou o secretário, ao comentar que esse trabalho depende também da parceria das Prefeituras e da conscientização da população. “O principal agente produtor de focos de calor é o homem, não adianta gastar milhões em operações de fiscalização para combater as queimadas se a sociedade não participar”.

Nesse sentido, o Governo do Estado por meio da Sema e demais órgãos envolvidos nas ações, está priorizando as ações de conscientização através de campanhas publicitárias, que orientem a população, em relação a como proceder nesse período, em ações de monitoramento e de responsabilização. Assim, a operação, além de um caráter fiscalizatório tem também um caráter preventivo.

“Mesmo com todas as previsões de condições adversas e sendo impossível acabar com as queimadas nós queremos, no mínimo, chegar aos números que foram alcançados no ano passado”, destacou o secretário.

Para auxiliar os trabalhos as equipes irão contar com o apoio de helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A previsão é de que as ações sejam concluídas até 15 de setembro, mas, dependendo das condições climáticas, elas poderão ser prolongadas até o mês de outubro.

Em relação ao aumento do número de focos de calor registrados no estado, o superintendente da Defesa Civil, major BM Agnaldo Pereira, disse que devido as temperaturas mais elevadas e a antecipação do período de estiagem, essa situação já estava sendo prevista pelo Estado, que já vinha realizando uma serie de ações incluindo a capacitação e formação de novos grupos de brigadistas.

“Os pontos em que foram detectados maior aumento no número de focos de calor foram em terras indígenas e assentamentos. Diante disso outro trabalho deve ser ampliado a partir de agora, pelos órgãos que combatem as queimadas em Mato Grosso, que são os cursos visando a capacitação com etnias indígenas’.

Focos de Calor

Segundo dados do INPE em 2008 Mato Grosso apresentou 83.733 focos de calor. No ano passado, em conseqüência das ações implementadas pelo governo de prevenção, preparação e resposta rápida de combate aos incêndios florestais, o número de focos de calor foi reduzido em 58%, representando uma redução de 49.402 focos de calor em 2009, ano em que os satélites detectaram 34.331 focos no Estado.

Este ano já foram registrados em Mato Grosso já foram registrados pelo Inpe 6.871 e os municípios que mais queimaram foram Santa Carmem, Tangará da Serra, Querencia, Paranantinga, Tapurah, São Felix do Araguaia, Tabaporã, Gaucha do Norte e Canarana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127709/visualizar/