Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 12 de Junho de 2010 às 19:05
Por: Nivea Schunk

    Imprimir


No Brasil, o montante destinado às medidas de combate à ferrugem da soja somam aproximadamente dois bilhões de dólares anuais. Realizadas pelo consórcio anti–ferrugem, pesquisas constantes para acompanhar as alterações apresentadas pelo fungo já identificaram alta redução na eficácia dos produtos à base de triazol. Atualmente, o setor conta com esse tipo de informação para manter baixos os índices de perdas graníferas. Pesquisadora da Embrapa Soja, Claudia Vieira Godoy, acredita que esse monitoramento intensivo continue até a estabilização do sistema produtivo. A recente introdução de cultivares resistentes e precoces nas regiões produtores acrescenta ainda mais uma variável às recomendações de controle.

No entanto, a fitopatologista reitera recomendações básicas como escolher variedades tolerantes, manter a planta longe do solo durante o inverno, monitorar o fungo na região e utilizar fungicidas preventivamente. Essa parceria entre 97 empresas públicas e privadas não só divulga um protocolo periódico para mitigar a ação da ferrugem no País, como também disponibiliza mapas de foco de ocorrência regional via internet. O consórcio realiza ainda estudos consecutivos de eficiência comparativa entre os fungicidas aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

— Atualmente, são 69 produtos registrados pelo Mapa. Os ensaios em rede, conduzidos por 30 instituições de pesquisa, avaliam as substâncias mais utilizadas e as novas formulações que chegam para os produtores. Apesar de ter sido introduzido em 2001, o patógeno ainda está em constante mudança. O fungo vem se adaptando a determinados fungicidas e observamos diferenças a cada safra — diz ela.

Quanto à capacitação técnica, pesquisadores se reúnem anualmente para um workshop acerca dos principais resultados apurados, compilados também em um comunicado técnico. Outra ferramenta de difusão das recomendações é uma palestra padrão disponível aos interessados no site do consórcio. A fitopatologista afirma que, devido ao caráter dinâmico da ferrugem da soja, a previsão é que as observações permaneçam até que o sistema produtivo se estabilize.





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/127948/visualizar/