Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 19:46
Por: Eduardo Ricci

    Imprimir


A diretoria da Agecopa expôs nesta sexta-feira, durante reunião com o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos e seu secretariado, a situação dos projetos e ações que vão preparar a segunda maior cidade do Estado para receber o maior evento da história de Mato Grosso, a Copa 2014. A exemplo do que foi feito recentemente com a prefeitura de Cuiabá, o objetivo da reunião foi estreitar o relacionamento com os gestores municipais de Várzea Grande e detalhar o planejamento que vem sendo feito desde a criação da agência, no fim do ano passado.

“Várzea Grande, a exemplo da Capital e dos municípios com potencial turístico, será muito beneficiada com as obras previstas para a Copa. Por isso esta reunião e este entendimento com a equipe do prefeito Murilo Domingos são fundamentais no sentido de estreitar o relacionamento e a parceria entre a Agecopa e a prefeitura de Várzea Grande”, destacou o diretor-presidente da Agecopa, Adilton Sachetti.

Yenes Magalhães, diretor de Planejamento e Gestão, fez uma explanação sobre as principais intervenções previstas para Várzea Grande. Além da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, obra que está sendo licitada pela Infraero, a Cidade Industrial receberá obras que vão melhorar significativamente o transporte coletivo e aperfeiçoar o sistema viário para garantir o deslocamento rápido na ligação com a Capital.

A principal obra de infraestrutura em Várzea Grande será a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, ou corredor exclusivo para ônibus), ligando o aeroporto ao CPA. Nos próximos meses o projeto básico será definido e licitado. A obra está orçada em R$ 317 milhões a serem financiados pela Caixa Econômica Federal.

A implantação do BRT exigirá a duplicação da avenida da FEB e a construção de viaduto e trincheira no entroncamento com a avenida Dom Orlando Chaves, eliminando os congestionamentos gerados hoje pelo excesso de tráfego na região e infraestrutura viária insuficiente.

A rodovia Mário Andreazza também será duplicada e terá três faixas em cada sentido, prevendo o crescimento daquela região também por causa da implantação de um Centro de Treinamento para as equipes que disputarão a Copa em 2014. Na mesma região, será duplicada a Estrada da Guarita (Avenida Aleixo Ramos da Conceição), permitindo uma nova alternativa para escoamento do tráfego no trecho compreendido entre a Rodovia Mário Andreazza até a avenida Filinto Muller, cruzando a avenida Ulisses Pompeo de Campos e a Couto Magalhães.

Os trabalhos de duplicação do trecho de 4.465,279m foram orçados em R$ 14.980.450,68, segundo o aviso da concorrência pública n.º 008/2010/Agecopa publicado no Diário Oficial no dia 8 deste mês. A duplicação da estrada da Guarita é uma obra esperada e reivindicada há muitos anos pela comunidade várzea-grandense, que agora vai se concretizar diante da necessidade de viabilizar um caminho alternativo entre o aeroporto e a novaArena Multiuso que sediará os jogos da Copa 2014.

O diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, destacou que estas obras em Várzea Grande permanecerão como legado para melhorar a qualidade de vida de toda a população. Ele ressaltou que Cuiabá vem cumprindo todas as exigências e prazos da FIFA. Foi a primeira cidade sede a lançar e concluir a licitação da nova Arena, iniciou as obras dentro do prazo estabelecido e já licitou o gerenciamento e fiscalização da obra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128100/visualizar/