Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 15:16
Por: Lucio Pereira Mello

    Imprimir


Geleia de cagaita, granola de licuri, bombons de baru e buriti, banana chips, azeite de pequi, salame cracóvia, linguiça defumada de soja, doce de panã, rosquinha de pinga,  tender de carne de avestruz,  patê de gengibre. Estas são apenas algumas das delícias de todas as regiões do País que os visitantes vão encontrar na VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária- Brasil Rural Contemporâneo, que se realiza entre 16 e 20 de junho, na Concha Acústica de Brasília (DF).

A culinária regional e seus saberes tradicionais são parte integrante da saborosa demostração da riqueza e diversidade cultural de nosso País é parte integrante da programação. Estarão representadas nos Espaços Gastronômicos do Brasil Rural Contemporâneo a variedade gastronômica de dar água na boca das comidas típicas do Centro-Oeste, do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Nos Quiosques Regionais, localizados à beira do Lago Paranoá,  quem já conhece pode encontrar pratos como a linguiça com polenta dos colonos da Serra do Espírito Santo, preparada pelos membros da Associação Membros da Festa da Polenta. Quem quiser aproveitar o inverno pode provar a galinha com arroz, massa e aipim (mandioca) dos gaúchos da CooperAgroarte.

Norte e Nordeste

Os apreciadores e curiosos da culinária do Norte e do Nordeste também vão poder aproveitar a feira para conhecer ou “matar a saudade” de pratos como o versátil pirarucu, peixe típico da Região Amazônica , preparado pelo Sabor do Amazonas Pirarucu (AM) de três formas especiais: Pirarucu de casaca, ao molho floresta e o salpicão de pirarucu.

Já pelo Nordeste, e sua explosão de sabores, o tabuleiro da baiana tem acarajé, bolinho de estudante, cocada, beiju na chapa, tapioca e outros quitutes produzidos pela Associação Acarajé e Beiju da Bahia.  E como é época de São João, tapioca, beiju, bolos, milho cozido, canjica, vindos direto das quituteiras alagoanas não poderiam de marcar presença.

Para quem acha que já conhece a comida do Centro-Oeste, surpresas deliciosas da Cooperativa da Agricultura Familiar de Juty (MS). O visitante vai poder desfrutar, a beira do lago, o peixe frito com mandioca e o arroz carreteiro sul-matogrossenses, como se estivesse em pleno Pantanal.

Restaurante

Quem quiser, poderá ainda almoçar em um dos dois restaurantes a quilo ou mesmo reunir os amigos e degustar as delícias compradas na feira. São dois restaurantes para atender aos visitantes e o Espaço Piquenique, com mesas confortavelmente localizadas em um charmoso deck na margem do Lago Paranoá à disposição dos vistantes.

Veja abaixo algumas das delícias de cada região e.... Bom apetite!!

ASSOCIAÇÃO FESTA DA POLENTA (ES)

- Polenta frita com queijo, Polentinha à bolonhesa com queijo, Linguiça com polenta e Macarrão AL sugo com queijo.

DELÍCIAS DE ALAGOAS (AL)

- Tapioca, Beiju, Bolos, Milho cozido e Canjica.

SABOR DO AMAZONAS-PIRARUCU (AM)

- Pirarucu de casaca, Pirarucu ao molho floresta e Salpicão de pirarucu.

COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE JUTY (MS)

- Arroz carreteiro e Peixe frito com mandioca.

ACARAJÉ E BEIJU DA BAHIA  (BA)

- Acarajé, Bolinho de estudante, Cocada, Beiju na chapa, Tapioca, Beijus e derivados da mandioca.

COOPERAGROARTE (RS)

- Frango com molho, massa e polenta; Galinha com arroz, massa e aipim (mandioca), Pastel, Pizza, Sucos e Água.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128142/visualizar/