Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 09 de Junho de 2010 às 20:09
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia participou nesta quarta-feira (09.06), do lançamento em Sinop, do Projeto "Sinop sem Fogo". A campanha pretende através de ações de Educação Ambiental, monitoramento e fiscalização e combate direto, reduzir ainda mais o número de focos de queimadas no município. O lançamento do projeto, que agora irá integrar o calendário ambiental do município aconteceu no gabinete do prefeito Juarez Costa.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues em 2009, foram registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 76 focos de calor no município de Sinop/MT, o que já representava uma redução de 78,47% dos focos de calor em relação aos mesmos de 2008.

“Com base na nossa experiência e buscando reduzir ainda mais estes índices e acabar com os problemas de queimadas em nosso município, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está desenvolvendo o Projeto “Sinop Sem Fogo”, explicou ele.

A campanha prevê uma série de ações que irão envolver as escolas locais, com mais de 10 mil alunos e com isso, atingindo as famílias, a intensificação da Fiscalização dos terrenos sujos, chácaras e queimadas em todo o município, um trabalho que já vem sendo feito desde janeiro; ações especificas na Gleba Mercedes (Educação , Fiscalização e Assinatura do Protocolo do Fogo e Projeto Regularização Ambiental- INCRA) e o estabelecimento de parcerias com as entidades locais,Corpo de Bombeiros, Sindicato Rural, Trabalhadores Rurais, Sindusmad, Sema, IBAMA).

“Essas ações serão de extrema importância para que o nosso município continue reduzindo o número de queimadas e focos de calor, contribuindo para a saúde e o bem estar de todos”, destacou ele.

Sinop, em 2009, reduziu em 83% o número de focos de calor. Para o secretário municipal, é preciso que o governo estabeleça um plano de gestão ambiental descentralizada.

O secretário Alexander Maia, durante o lançamento da campanha destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas prefeitura, na redução do número de focos de calor em Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/128475/visualizar/