Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 02 de Junho de 2010 às 20:40
Por: Eduardo Ricci

    Imprimir


A segurança pública na Copa 2014 é uma das grandes preocupações dos organizadores das doze cidades-sedes brasileiras e da FIFA. Para garantir que os jogos e todas as atividades transcorram num ambiente de tranqüilidade, a determinação é fortalecer as estruturas de segurança dos estados e investir na capacitação dos profissionais de segurança.

Nesta perspectiva, o diretor de Infra-Estrutura da Agecopa, Carlos Brito, apresentou esta semana ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, uma proposta que pode servir de modelo para todo o país.

O documento intitulado "Matriz Estrutural para o Planejamento Estratégico" está balizando os trabalhos da Agecopa e foi oferecido como contribuição ao governo federal na elaboração de propostas efetivas que irão nortear o emprego eficaz das forças de segurança no maior evento do mundo.

Este plano de trabalho elaborado pela Agecopa com o auxílio de consultores de alto nível da Deloitte especializados em segurança pública, contempla várias das principais necessidades de Mato Grosso e dos outros estados e atende as recomendações dos protocolos assinados com a FIFA.

Em linhas gerais, o documento oferece alternativas concretas para prevenir atos de violência, combater de forma adequada possíveis distúrbios e proporcionar uma atuação técnica das polícias do país no enfrentamento a situações críticas em estádios e outras instalações durante a Copa no Brasil.

O Secretário Nacional de Segurança Pública classificou o conteúdo da proposta como altamente técnico e de grande relevância no trabalho de estruturação - em conjunto com os Sistemas Estaduais, onde se inclue as forças policiais,- do Plano Geral das Ações de Segurança para a Copa 2014. "Mato Grosso é o primeiro estado a apresentar uma proposta concreta para enfrentar os problemas que envolvem a segurança de um evento do porte da Copa", disse o secretário.

Ricardo Balestreri foi convidado a participar como palestrante do 1° Workshop Programa de Proteção e Segurança a ser realizado em Cuiabá após a Copa da África do Sul. O secretário determinou também a vinda de técnicos da Senasp a Cuiabá para discutir in loco as propostas já encaminhadas pela Agecopa, e que serão discutidas também com a Sejusp, que instituiu uma comissão especial para tratar dos assuntos da Copa do Pantanal.

VIGILÂNCIA NOS ESTÁDIOS

Uma das principais sugestões encaminhadas pela Agecopa refere-se à atuação das forças de segurança dentro dos estádios. Carlos Brito defendeu o respeito à tradição brasileira que delega às polícias, especialmente a Militar, o trabalho de vigilância nas arenas esportivas, com resultados mais significativos que os obtidos por sistemas privados.

Segundo o diretor Carlos Brito, o legado que se pretende deixar nas cidades-sedes será muito mais significativo se investirmos na capacitação, treinamento e familiarização dos policiais militares com os conceitos de pacificação. Este trabalho seria desenvolvido em parceria com o sistema de Voluntariado, fortalecendo a política já exitosa de estreitar os vínculos das forças de segurança com a sociedade, a exemplo do que já acontece com o sistema de polícia comunitária. "O fortalecimento do conceito de polícia comunitária é fundamental também no mega evento Copa do Mundo, conciliando a redução de custos com a melhor definição das competências. Em Mato Grosso temos obtidos resultados positivos através dos Gabinetes de Gestão Integrada, que reúnem os gestores da segurança e representantes da comunidade na busca de soluções", destacou Brito.

O diretor lembra que a Copa no Brasil é uma oportunidade única também para investir no aperfeiçoamento e capacitação dos policiais, um legado importantíssimo para milhares de profissionais que serão contemplados com programas eficientes de qualificação fortalecendo os conceitos de cidadania, respeito à lei e aos direitos do cidadão.

Para o diretor da Agecopa, os investimentos em recursos humanos darão uma garantia adicional para que tudo ocorra bem na Copa do Mundo e também depois dela, com benefícios evidentes à população de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil.

MODELO INOVADOR

Durante a reunião na sede da Senasp em Brasília, Carlos Brito apresentou ao secretário a estrutura, formatação e métodos de ação da Agecopa, que usa um modelo de gestão inovador e sem similar no país. Este modelo, que garante autonomia administrativa e financeira na gestão dos protocolos firmados com a FIFA, precisa estar fortemente integrado com o sistema estadual de Segurança Pública. A determinação é somar esforços em busca dos melhores resultados para a população durante o Mundial e que represente um legado positivo para a comunidade. "A Sejusp já está se movimentando e isso é muito bom para o projeto. Vamos estreitar o relacionamento com a secretaria e as forças estauais de segurança", disse Brito.

No dia 9 de junho haverá um novo encontro na Senasp, na presença do diretor Carlos Brito, acompanhado dos consultores da Deloitte e assessores diretos do secreário Balestreri. Na ocasião serão aprofundadas as discussões sobre o documento Matriz Estrutural para o Planejamento Estratégico, elaborado com a consultoria dos coronéis Miguel Libório Cavalcante Neto, Carlos Alberto de Camargo e José Vicente da Silva Filho, especialistas em questões de segurança.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/129485/visualizar/