PHS "sonha" com vaga de federal
Tendo em vista as eleições municipais de 2012, o PHS deverá lançar apenas candidatos para o cargo de deputado federal neste pleito. De acordo com o presidente do diretório regional, Gildeci Oliveira da Costa, a convenção que oficializará o nome dos três pré-candidatos do partido deve acontecer somente no último dia previsto pela legislação eleitoral, 30 de junho. Com pré-candidato próprio à Presidência da República, a convenção da executiva nacional está marcada para quase duas semanas antes, em 13 de junho. Em Mato Grosso, o PHS ainda não definiu apoio às candidaturas majoritárias. “Não fomos procurados por nenhum partido até agora”, destaca Gildeci.
Ele ressalta que a sigla conta com 66 executivas municipais e que, segundo o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi o partido que mais cresceu em Cuiabá. “Conseguimos eleger dois vice-prefeitos e seis vereadores nas últimas eleições e nem éramos conhecidos ainda”, pondera.
Na disputa das proporcionais, com a pré-candidatura à Camara dos Deputados da ex-secretária de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, o PHS busca apoio do PT na tentativa de emplacar a médica entre as oito vagas disponíveis. Apesar de sinalizar para a coligação, Gildeci reforça que isso não indica apoio ao pré-candidato petista ao Senado, Carlos Abicalil. “Vamos aguardar até o último dia para ver as propostas dos pré-candidatos”, avisa o presidente regional.
Carro-chefe do partido nas eleições 2010, Jaqueline é esposa do deputado estadual Wallace Guimarães (PMDB) que deve tentar a reeleição. Na última pesquisa realizada pelo instituto Mark em parceria com o RDNews, a pré-candidata recebeu 0,1% das intenções de voto da pesquisa espontânea.
Comentários