Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Policia MT
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 02:10
Por: Carolina Holland

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Ontem, o cabeleireiro Roberto foi preso no bairro São Benedito, acusado de chefiar ponto de droga
Ontem, o cabeleireiro Roberto foi preso no bairro São Benedito, acusado de chefiar ponto de droga

Balanço parcial do Programa de Ações de Segurança (PAS) aponta que cerca de 500 pontos de venda de droga em todo o Estado foram fechados desde que o programa foi lançado, há pouco mais de um mês. Ontem, a Polícia Militar, o Grupo de Atuação Especial (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Civil deflagraram a operação Sýr Érgon (“trabalho conjunto”, em grego), para cumprir 11 mandados de busca e apreensão em 13 locais de Cuiabá.

Os mandados foram expedidos pela juíza da 9ª Vara Especializada de Delito de Tóxico de Cuiabá, Lúcia Peruffo. Foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola 6.35mm, 12 trouxinhas de pasta-base de cocaína e apetrechos utilizados para a preparação e distribuição de entorpecentes, como balança e fita adesiva. Oito pessoas foram detidas por tráfico de drogas.

Foram cumpridos mandados nos bairros Canjica, Jardim Universitário, Pedregal, Parque Cuiabá, Alvorada e São Benedito. A Polícia Militar informou que o bairro onde mais bocas-de-fumo foram estouradas foi o Alvorada.

Em entrevista coletiva, o secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, declarou que o objetivo das operações do PAS é eliminar os pontos de distribuição de drogas no Estado.

“O foco não está na quantidade de pessoas que serão presas ou quantos quilos de drogas serão apreendidos. A preocupação é em desestabilizar a distribuição”, disse.

Para o procurador Paulo Prado, chefe do Gaeco, o importante é diminuir a oferta de drogas em todo Mato Grosso. “Além disso, é preciso fazer com que o usuário tenha medo de comprar droga, para reduzir o uso. As operações também têm esse objetivo”, pontuou.

O secretário-adjunto destacou também a importância da participação da sociedade nas denúncias. “As pessoas estão ligando para denunciar os locais onde há distribuição de maconha e cocaína”, afirmou Bustamante.

O coronel Osmar Lino Farias, comandante da Polícia Militar, frisou que a ênfase está no combate doméstico do tráfico. “Todos os dias são estouradas três ou quatro bocas-de-fumo. E esse número não é só de Cuiabá, se estende para outras cidades como Várzea Grande e Rondonópolis”, frisou.

As regiões com maior número de locais de distribuição de drogas não foram reveladas pelas autoridades “para não atrapalhar as investigações”, mas o coronel Lino Farias disse que normalmente há maior incidência “na periferia”.

A Sejusp informou que os números oficiais das operações do PAS serão divulgados em breve.

PAS – O Programa de Ações de Segurança foi lançado pelo governo estadual em 13 de abril, com 15 itens a serem atingidos para reduzir a criminalidade em Mato Grosso. O mais urgente é, conforme a Sejusp, o combate ao narcotráfico, sob o argumento de que 70% dos delitos cometidos são oriundos ou têm suas bases no tráfico de drogas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130167/visualizar/