Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Maio de 2010 às 14:48
Por: Naine Terena

    Imprimir


São Paulo, SP - Quem visita o Pavilhão ‘Vitrine Brasil’, espaço dedicado a diversidade cultura, no 5 Salão Nacional do Turismo pode ter um panorama geral do artesanato e artesãos do país. Nele, o artesanato dos 26 estados e do Distrito Federal está sendo comercializado durante os cinco dias de evento.

O Estande de Mato Grosso ficou a cargo do Programa de Artesanato mato-grossense, comandado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME-MT). O Programa do Artesanato mato-grossense visa propor estratégias que garantam o papel do artesão e do artesanato como representativos da identidade cultural do Estado, como a melhoria da qualidade de vida ampliando a geração de renda e trabalho.

Segundo a Coordenadora do Programa, Elvira Maria Costa Leite, estão sendo comercializadas cerca de 4 mil peças vindas de 16 municípios de Mato Grosso, apontados como Roteiros Turísticos pelo Ministério do Turismo. Para ela o artesanato tem papel fundamental na divulgação do estado. “Quando o visitante adquire uma peça artesanal, ele está levando consigo um pouco da cultura e do local por onde passou”.

A artesã mato-grossense Neulione Gomes, participa do Salão e diz que nos dois primeiros dias, a movimentação foi satisfatória, tendo os lojistas como principais consumidores dos produtos vindos do estado.

Já os visitantes apreciam a diversidade de produtos e o acabamento das peças. Maria Cecília Feitosa mora em São Paulo e conta que gostou muito de ver os detalhes que compõe as redes típicas da baixada cuiabana. Para ela as cores vivas e a temática local dão um visual especial e único às peças.

No Pavilhão Vitrine Brasil, o visitante pode encontrar ainda os espaços Saber Fazer, Vivências, Mercado da Agricultura Familiar, Talentos do Brasil, Área de Gastronomia – Sabores do Brasil e a Mostra de Manifestações artísticas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130239/visualizar/