Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 28 de Maio de 2010 às 11:39
Por: Alline Marques e Julia Munhoz

    Imprimir


A esposa do deputado José Riva (PP), Janete Riva, em tom de desabafo desafiou o juiz da 1ª Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, a se despir da toga e partir para a vida política, ao invés de se esconder atrás da caneta.

“Quero aqui desafiar o juiz para se despir da toga e não fugir para o exterior. O Riva está indo para o quinto mandato então que ele venha para a política”, declarou durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (28).

A presidente da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa foi presa durante a Operação Jurupari, deflagrada no dia 21 pela Polícia Federal contra crimes ambientais. Ela foi solta na quarta-feira (26), por meio de habeas corpus concedido pelo desembagrado do Tribunal de Contas do Estado, Tourinho Neto.

Janete Riva destacou que encarou a prisão de cabeça erguida, pois não há nada para esconder. Ela informou que um dos agentes federais até se ofereceu para esconder o rosto, mas não aceitou.  "Não tenho nada a esconder. Encarei tudo sempre de cabeça erguida", contou.

A presidente da Sala da Mulher relatou como foi a ação da PF e dos agentes em sua residência. Segundo ela, os policiais chegaram por volta das 6h e foram extremamente cuidadosos e respeitosos com toda a família. 

Janete enfatizou que durante depoimento prestado na sede da Polícia Federal, o delegado repetiu por três vezes que o pedido de prisão contra ela não partiu da PF e sim do Ministério Público Federal (MPF). O depoimento durou cerca de 20 minutos e foram feitas cerca de cinco perguntas referentes ao plano de manejo da fazenda.

“Não entendemos até agora os motivos que levaram ao pedido de prisão preventiva, não vou julgar a legalidade da operação e nem se todos são inocentes, vou enfatizar apenas que não houve qualquer irregularidade na elaboração do nosso plano de manejo”, declarou.

A esposa do presidente da AL reforçou que houve má fé por parte do juiz. “Ele usa do poder da caneta para fazer jogo com a sociedade, está claro o objetivo deste senhor, que é o de prejudicar o deputado José Riva, eu fui presa por ser a esposa de um político”, afirmou.

Dias na prisão

Janete Riva ficou presa na Polinter por seis dias e durante este período ela contou ter se mantido forte para conseguir dar apoio aos demais.  "Fiquei firme por ter a certeza da minha inocência e não tenho nada a temer. Neste período fiquei dando força às pessoas que estavam ali (Polinter) e que talvez nunca mais se recuperem do trauma. Foram mais de 90 famílias destruídas", relatou.

No entanto, a esposa do deputado confessou que seu maior momento de fraqueza foi ver os filhos a visitarem na cadeia com lágrima nas olhos. "Sem fui uma pessoa forte, mas não aguentava ver meu filhos chegarem para me vistar debulhados em lágrimas", narrou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130268/visualizar/