Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 19:35
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Os festejos ao padroeiro do município de Poconé (104km ao Sul de Cuiabá), São Benedito, começaram, nessa quarta-feira (26.05), com a novena na Igreja de São Benedito na cidade. No domingo (06.06), ocorrerá a tradicional Cavalhada que é o momento mais esperado dentro da programação da festa que na sexta-feira (04.06) tem levantamento do mastro e uma confraternização na Casa das Festas.

A festa do glorioso São Benedito é tradicional no município desde sua emancipação política, em 1863. A Cavalhada é a maior manifestação cultural do município pantaneiro, retrata a grande batalha bélica entre Mouros e Cristão pela Rainha Moura raptada pelos Cristãos que neste ano será representada por Alyce Arruda França. A disputa mobiliza e divide toda a cidade, principalmente as famílias mais tradicionais de Poconé.

O evento é aberto ao público e pelo menos dez mil pessoas são esperadas no dia da tradicional Cavalhada. Neste ano, os festejos são organizados pela Irmandade de São Benedito e os festeiros: Joanil Laércio de Arruda Falcão (Rei), Nailza Rondon Falcão (Rainha) e Evandro Caporossi Marques de Arruda (Capitão de Mastro). A festa de São Benedito é promovida com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso.

A programação traz ainda missa, Chá com Bolo, Visita das Bandeiras aos lares, e baile na quarta-feira (09.06); diplomação da Rainha e Cavalheiros da Ordem de São Benedito e o Baile dos Cavaleiros na quinta-feira (10.06); Leilão de São Benedito (beneficente) na sexta-feira (11.06); e também reunião da Irmandade, confraternização da Irmandade, Festa de Iluminação e Apresentação Folclóricas e show popular no sábado (12.06).

O encerramento será no dia 13 de junho com procissão dos anjos e missa solene na Igreja Matriz “Nossa Senhora do Rosário”. Os festeiros para o próximo ano serão proclamados no último de festa também. No dia 05 ocorre o ensaio para a Cavalha.

CAVALHADA

A cavalhada é uma tradição centenária, é realizada sempre na primeira semana de junho durante a festa de São Benedito. É uma das mais expressivas manifestações culturais do Estado. Durante a festa Cavalos e cavalheiros ornamentados disputaram a rainha, que fica sobre a guarda do festeiro. O total de cavalheiros participantes são 24, 12 do exército Mouro, e 12 do exército Cristão, e mais um auxiliar para cada cavalheiro nomeado de “Pajem”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130367/visualizar/