Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 16:52
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Uma sessão especial será realizada pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (27) para comemorar os 40 anos da fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Filhos de Salomão nº1, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT). A solenidade, requerida pelo presidente da Casa de Leis deputado José Riva, acontece a partir das 19h30, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Até o início da década 1970 não havia em Cuiabá, nenhuma loja jurisdicionada à Grande Loja do Estado de Mato Grosso. No dia 30 de abril de 1970, em Cuiabá, com a presença do grão-mestre Irmão Nadir Thognini, decidiram constituir a primeira diretoria da Loja sob a presidência de Inocêncio Leocádio da Rosa. Em votação, o nome da Loja foi escolhido “Filhos de Salomão”.

Os trabalhos em torno da consolidação da fundação não cessaram e, no dia 27 de junho de 1970, a Loja ganhou a Carta Constitutiva Provisória, sendo solenemente aclamada nessa sessão a primeira diretoria. À época, o governador do Estado José Fontanillas Fragelli doou à Loja um terreno na rodovia Cuiabá – Coxipó, na localidade denominada “Pico do amor”. Já a pedra fundamental da Loja aconteceu no dia 11 de março de 1973, dando início da construção do Templo.

Em 11 de outubro de 1977, por força da Lei n° 31, o Presidente da República, general Ernesto Geisel, criou o Estado de Mato Grosso do Sul desmembrando-o do Estado de Mato Grosso. Com a divisão, 11 Lojas ficaram em território mato-grossense.

Atualmente, a Loja Filhos de Salomão nº. 01 tem em seu quadro 74 membros e a Grande Loja do Estado de Mato Grosso possui 88 lojas com 2,3 mil obreiros. A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130390/visualizar/