Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 26 de Maio de 2010 às 07:43
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Numa ação que visa barrar o que classifica de judicialização das eleições de Mato Grosso, o deputado federal Pedro Henry (PP) anunciou ontem que irá solicitar a intervenção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em ações a cargo do juiz federal Julier Sebastião da Silva, que, para ele, tem utilizado a Justiça em favor da candidatura do ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT), ao Senado.

Segundo ele, o documento conta com aval do ex-governador Blairo Maggi (PR), do governador Silval Barbosa (PMDB), do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) e do presidente regional do PT, Carlos Abicalil, além do senador Jayme Campos (DEM).

Henry também pedirá a saída de Julier da vara criminal da Justiça Federal – além de pedir sua transferência para outra, como a civil, que não permita o manuseio da Justiça para o que ele denomina de “orquestragem política”. A manobra, conforme acusa Henry, conta com participação do procurador da República Mário Lúcio Avelar.

O deputado assegura que até amanhã encaminhará documento, assinado pelos principais líderes do PP, PR, PMDB, PSDB e PT, ao STJ e ainda ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), solicitando providências para os procedimentos adotados em Mato Grosso. Ele sustenta que Avelar e Julier agem em conluio com Taques com o claro objetivo de enriquecer a candidatura ao Senado do ex-procurador. Na tarde de ontem, Pedro Henry revelou que informações apontam para um cenário onde Taques estaria sendo beneficiado através da obtenção de informações privilegiadas. “Fiquei sabendo que ele (Taques) tomou conhecimento através do Avelar da prisão, na véspera, da esposa do deputado José Riva”, disparou.

O parlamentar voltou a afirmar que o Estado de Direito está comprometido com as ações tomadas por Julier. Henry também destacou que tomou ciência de que o juiz federal pretende se candidatar a prefeito nas eleições de 2012 – e que por conta disso tem usado a Justiça a favor de projeto político dele e de Taques.

O deputado disse ainda que o ex-procurador não possui bagagem política.

OUTRO LADO - O ex-procurador da República, Pedro Taques, disse que “a sociedade mato-grossense conhece muito bem o deputado federal Pedro Henry, processado por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, envolvido nos casos do Mensalão e Sanguessugas, cassado por compra de votos e que se sustenta no cargo através de liminar”. Taques disse ainda que se Henry possui alguma prova das acusações imputadas a ele, que faça bom uso delas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/130668/visualizar/