Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 22 de Maio de 2010 às 14:45
Por: Alexandre Alves/De Sinop

    Imprimir


Foto: ReproduçãoBBC destaca envolvimento de agentes do governo BBC destaca envolvimento de agentes do governo

A operação Jurupari, desencadeada nesta sexta-feira pela Polícia Federal em Mato Grosso e mais cinco estados para desbaratar um esquema de fraudes em liberação de licenças ambientais e planos de manejo sustentável, teve repercussão internacional em pelo menos duas agências de notícias.

A britânica BBC destacou que “autoridades ambientais do Brasil são presas por exploração de madeireira”. O primeiro parágrafo da matéria destaca que várias autoridades ambientais no Estado de Mato Grosso são acusadas de fornecer falsas licenças para a extração de madeira de áreas protegidas. A reportagem finaliza dizendo que Mato Grosso, no sul da Amazônia, é uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento, principalmente para expansão fazendas de soja

Outra agência internacional de notícias que deu manchete ao fato foi a Reuters, que destacou a operação na sexta-feira à noite, dando ênfase que a Polícia Federal deteve 73 pessoas em Mato Grosso numa operação contra crimes ambientais de extração, transporte e comércio irregular de madeiras. “Entre os presos estão políticos, empresários madeireiros, despachantes e engenheiros florestais”, ressalta o primeiro parágrafo.

Repercussão no Brasil

A Folha On Line, versão eletrônica do jornal Folha de São Paulo, deu destaque à prisão de Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP). A matéria, que entrou no ar às 11h29, foi intitulada “PF prende mulher do presidente da Assembleia de MT”.

O Terra publicou, às 12h30, a matéria “PF prende chefe de gabinete do governo do MT e mais 63” e foi atualizando os desdobramentos durante o dia e à noite. O site do Jornal do Brasil o “JB On Line”, destacou, às 12h47, que “.Operação da PF prende ex-secretário do Meio Ambiente de MT”.

O G1, portal da Rede Globo, repercutiu o escândalo às 12h20, com o título “PF faz operação contra 91 suspeitos de explorar recursos da Amazônia”. Por volta das 17h, outra matéria falava do afastamento de servidores da Sema por parte do governo do Estado. O site também entrevistou José Riva por telefone. À noite, o Jornal Nacional veiculou matéria de 1,20 minuto.

Já o R7, portal da Rede Record, publicou, às 10h36, que “Polícia Federal procura 91 por crimes ambientais”. O tema foi repercutido novamente às 15h16, com reportagem que “PF prende mulher, genro e assessores do presidente da Assembleia de MT”. José Riva também foi entrevistado pelo site, por telefone.

A Band fomentou o assunto no site da emissora, no meio da tarde, com duas matérias intituladas “PF faz operação contra 91 suspeitos de explorar recursos da Amazônia” e “ Mulher do presidente da AL do MT e mais 63 são presos em operação da PF”. À noite, a TV Band repercutiu a prisão de Janete Riva no Jornal da Band, por volta das 19h30 e, no Jornal da Noite, às 22h37.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131213/visualizar/