Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 22 de Maio de 2010 às 01:01

    Imprimir


O IV Encontro Prodetur Nacional – Turismo e Desenvolvimento foi encerrado nesta sexta-feira (21) em São Paulo (SP), com representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretarias Estaduais, coordenadores do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) nos estados, autoridades do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e acadêmicos. O evento buscou avaliar o impacto econômico de projetos voltados para o turismo, em países em desenvolvimento.

Segundo Edimar Gomes, diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do MTur, os debates vão auxiliar estados e municípios na formatação dos estudos de viabilidade dentro do Prodetur, que serão apresentados aos agentes financiadores do programa: BID e CAF (Comissão Andina de Fomento). “A ideia é aprender com o que já foi colocado em prática e implantar ações que darão mais qualidade à montagem dos projetos. O encontro foi bastante representativo e o saldo, positivo; tivemos aqui a pessoas de quase todo o país.”

Para Daniel Pires Vieira, coordenador-geral de suporte técnico do Prodetur, o programa desempenha um papel central no desenvolvimento turístico das regiões brasileiras, principalmente pelo esforço feito por estados e municípios para diagnosticar suas dificuldades e potencialidades.

Segundo o coordenador, a parceria entre o MTur e representantes do Prodetur pelo país tem trazido confiança. “Vamos estruturar esses polos para diversificar produtos oferecidos em cada localidade, levando em conta aspectos culturais, sociais e históricos, com o objetivo de tornar o turismo um indutor de emprego e renda.”

Participantes manifestaram opiniões positivas sobre o desfecho do evento. Para Marcia Bastos, coordenadora do Prodetur no Pará, “tratamos de uma questão fundamental do programa, que é o aspecto econômico. Também ficou clara a importância de dados confiáveis para o andamento dos projetos”.

Felipe Lima, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal avaliou como “interessante” o debate de cunho econômico, para analisar o turismo como uma ferramenta de inclusão social. E Simone Bentes, coordenadora do Prodetur em Alagoas considerou que as palestras foram de alto nível e grande objetividade.

Para Durval Mota, presidente da Goiás Turismo, “o conhecimento do setor vem a partir de eventos como este. A qualidade foi muito boa e nos apontou um caminho para trabalharmos em conjunto”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131292/visualizar/