Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 13:58
Por: Kelly Martins e Thalita Araújo

    Imprimir


A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legistaliva do Estado, Janete Riva, esposa do presidente da Casa, José Riva, prestou depoimento há pouco, no início da tarde desta sexta-feira (21), na superintendência da Polícia Federal em Cuiabá e negou qualquer envolvimento com irregularidades constatadas pela PF em sua propriedade rural localizada em Juara, como manejo ilegal. A Operação Jurupari foi deflagrada no início da manhã contra crimes ambientais. Janete será encaminhada à Polinter, junto a outras 50 pessoas que também tiveram prisão preventiva decretada.

Janete foi questionada se teria informações sobre falsificação de documentos e de fraudes na extração de madeiras. Conforme o advogado Válber Melo, que acompanhou a oitiva, a presidente da Sala da Mulher negou qualquer tipo de prática irregular e alegou que não administra diretamente sua propriedade rural, tendo funcionários direcionados para este serviço.

O advogado também questionou a decisão judicial, que, segundo ele, tem viés político e não tem embasamentos suficientes que fundamente a prisão.

Operação Jurupari

A Operação Jurupari foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (21) pela Polícia Federal para reprimir crimes ambientais, como extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia. Estão sendo cumpridos 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo, expedidos pelo juiz federal da Primeira Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva.

Dentre as principais irregularidades constatadas estão fraudes na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas.

As investigações começaram há dois anos e PF apurou irregularidades praticadas em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais. Foram presos madeireiros, proprietários rurais, engenheiros florestais, servidores públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131362/visualizar/