Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 11:53
Por: Kelly Martins e Thalita Araújo

    Imprimir


Advogado Eduardo Mahon
Advogado Eduardo Mahon

O advogado Eduardo Mahon, em entrevista na sede da Polícia Federal nesta sexta-feira (21), reclamou que a decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, que expediu 91 mandados de prisão que estão sendo cumpridos na Operação Jurupari esta manhã, é mais uma “pirotecnia” federal. A operação, deflagrada pela PF, reprime a extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia.

Mahon tem como clientes três engenheiros florestais, cujos nomes ele preferiu ainda não divulgar, que prestavam consultoria a envolvidos no suposto esquema. O advogado alega que as prisões não terem embasamento.

Além disso, afirma que ao invés de serem expedidos mandados de prisão temporária (cinco dias), foram expedidas prisões preventivas. “Novamente trata-se de mais uma pirotecnia federal de um juiz que já sabemos quem é”, afirma Mahon.

Operação Jurupari

A Operação Jurupari foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (21) pela Polícia Federal para reprimir crimes ambientais, como extração, transporte e comércio ilegal de produtos da Amazônia. Estão sendo cumpridos 91 mandados de busca e apreensão e 91 mandados de prisão preventiva em diversos municípios de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande Sul e Espírito Santo, expedidos pelo juiz federal da Primeira Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva.

Dentre as principais irregularidades constatadas estão fraudes na concessão de licenciamentos e autorização de desmatamentos, até mesmo no interior de áreas protegidas, como Terras Indígenas.

As investigações começaram há dois anos e PF apurou irregularidades praticadas em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais. Foram presos madeireiros, proprietários rurais, engenheiros florestais, servidores públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131388/visualizar/