Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 10:47
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


A Operação Jurupari deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (21). O objetivo da operação é reprimir a extração, transporte e comércio ilegal de produtos florestais na Amazônia mato-grossense, principalmente aqueles provenientes do interior e entorno de áreas protegidas federais, como Terras Indígenas e Parques Nacionais.

Após interrogatório, os presos serão encaminhados ao Sistema Prisional e responderão pelos crimes de formação de quadrilha; corrupção ativa/passiva; furto; grilagem de terras; falsidade ideológica; inserção de dados falsos em sistema de informática, além de diversos crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Também foi decretado seqüestro e indisponibilidade dos bens de todos os envolvidos, bem como o afastamento preventivo de todos os servidores indiciados. A medida se fundamentou na prova pericial produzida, que comprova, além de diversos dos envolvidos possuírem movimentações financeiras incompatíveis com seus rendimentos declarados à Receita Federal. O valor mínimo dos danos ambientais causados pelos investigados, nestes últimos anos, somado, é de aproximadamente R$900.000.000,00 (novecentos milhões de reais).

As investigações começaram a dois anos através de exames periciais prévios realizados pelo órgão. Foram apuradas irregularidades praticadas por servidores, engenheiros e proprietários em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais. Dentre os presos, além de madeireiros e proprietários rurais, estão engenheiros florestais e servidores públicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) que eram responsáveis por produzir e aprovar licenciamentos e Planos de Manejo Florestal fraudulentos, necessários à legalização e comércio de madeiras extraídas no interior dessas áreas públicas.

Presos:

Janete Riva - esposa do presidente da Assembléia Legislativa, José Riva (PP).
Rodrigo Spinelli - filho do ex-conselheiro do TCE, Ubiratan Spinelli.
Adilson Figueiredo - assessor de José Riva.
Marcelo Mendonça - proprietário rural de Alta Floresta.
Lene Pereira de Miranda - engenheira de Cuiabá.
Luciana Esteves - coordenadora de geoprocessamento Sema.
Carlos Vitor - servidor da Sema.

Prestaram esclarecimentos:

Ubiratan Spinelli - ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Até o momento já foram cumpridos 50 mandados de prisão preventiva dos 91 que foram decretados pelo Juiz Federal, Julier Sebastião da Silva, a pedido do procurador da República Mário Lúcio Avelar.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131401/visualizar/