Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 20 de Maio de 2010 às 05:29
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), reforçou ontem a comitiva de aproximadamente 50 prefeitos do Estado que fazem parte da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O ato tenta garantir junto ao governo federal a ampliação da remessa de recursos para as cidades. Um dos pontos de destaque do evento ocorreu ontem, quando os candidatos a presidente da República José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) tiveram uma hora cada um para responder a questões apresentadas pelos chefes de executivos municipais.

Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira (PP) disse na tarde de ontem que a expectativa é de que o ato marque uma nova etapa para os municípios. Na pauta de reivindicações constam itens como a revisão do índice de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Galindo lembrou que os municípios vêm ao longo dos anos sendo penalizados, por meio da descentralização das ações que aumentou a carga de serviços nas gestões e, ao mesmo tempo, impôs um sistema de administração desigual em decorrência dos parcos recursos destinados às prefeituras.

A marcha começou anteontem e será encerrada hoje, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A assessoria do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), informou que devido a compromissos na administração municipal o gestor não deve participar do evento. O prefeito de Cuiabá ressaltou ainda a necessidade de o governo federal vir a consolidar o Pacto Federativo, que prevê questões como a Reforma Tributária.

Pedro Ferreira destacou ainda que uma das metas dos gestores é assegurar aos municípios um percentual de pelo menos 22% em relação ao FPM. Ele também lembrou que a área da saúde tem sido um dos pontos mais conflitantes nos municípios, devido à alta demanda frente a um quadro de recursos limitados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131620/visualizar/