Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 14:01

    Imprimir


O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (20) recebe Márcia Lopes, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No programa, a ministra falará da expansão do Projovem Adolescente e do acompanhamento que o ministério está realizando junto aos beneficiários do Bolsa Família. Ela também irá informar que até o fim de junho o MDS deve incluir mais 400 mil famílias no programa Bolsa Família, dentro do cronograma de expansão iniciado em maio do ano passado. O objetivo é chegar à estimativa de 12,9 milhões de famílias pobres beneficiadas, número apontado pelo Mapa de Pobreza do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O programa Bom Dia Ministro é produzido e coordenado pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitido ao vivo pela NBR TV, via satélite, das 8h às 9h.

O MDS está disponibilizando 370 mil novas vagas para o Projovem Adolescente em 2.511 municípios. O Projovem Adolescente oferece atividades que desenvolvem as potencialidades de seus participantes e que estimulam o convívio familiar e a participação cidadã. Tem a duração de 24 meses e é executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), parte deles cofinanciada pelo ministério.

O programa atende jovens de 15 a 17 anos integrantes de famílias do programa Bolsa Família ou vindos de outros programas sociais. Para participar, os municípios devem assinar um termo de adesão até o dia 31 de maio no endereço http://www.mds.gov.br/suas.

BOLSA FAMÍLIA – No programa, a ministra Márcia Lopes falará, também, sobre o acompanhamento mais pontual que o MDS está realizando, em parceria com os municípios, das famílias que não estão cumprindo as condicionalidades do Bolsa Família. O objetivo é integrar as áreas de educação, saúde e assistência social no município. Um exemplo: a adolescente que não foi à escola porque ficou grávida deve ser encaminhada ao atendimento de saúde.

O MDS disponibilizou uma ferramenta na internet onde os gestores municipais terão acesso ao histórico da família para monitorar as condicionalidades do programa e identificar os motivos que levam crianças e adolescentes a freqüentarem menos aulas do que os índices exigidos pelo programa ou deixando de fazer o acompanhamento em saúde (exigências do programa).

Participam do programa, ao vivo, as rádios Capital AM (São Paulo/SP), Princesa FM (Feira de Santana/BA), CBN (Rio de Janeiro/RJ), Gazeta 1260 AM (Maceió/AL), Inconfidência (Belo Horizonte/MG), Jornal 820 AM (Goiânia/GO), Mirante (São Luís/MA), Jangadeiro FM (Fortaleza/CE), Difusora (Rio Branco/AC), CBN (Recife/PE), Alvorada (Londrina/PR), Banda B (Curitiba/PR), Verdes Campos (Teresina/PI), Grande FM (Dourados/MS) e Gazeta/CBN (Cuiabá/MT).           

O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República www.imprensa.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131704/visualizar/