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Quarta - 19 de Maio de 2010 às 11:00
Por: Vinícius Tavares/De Brasília

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Os recursos disponíveis para infraestrutura de transportes devem saltar de R$ 1,2 bilhão em 2004 para R$ 17 bilhões em 2011. A previsão foi dada pelo diretor-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, que fez uma apresentação sobre os projetos de implantação de ferrovias no país.

Pagot participou do encontro da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), que tem como presidente o deputado Homero Pereira (PR/MT).

Segundo Pagot, a elevação de recursos para o setor de infraestrutura de transportes aumentou devido à conjunção de três fatores. O primeiro passo foi dado em 2004 pelo PPI (Programa Piloto de Investimento. A etapa seguinte foi a regulamentação dos recursos da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) destinada ao Ministério dos Transportes.

De acordo com ele, o último ato foi a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que trouxe no seu bojo um grande quinhão para a infraestrutura nacional.

"A conjunção destes três fatores fará o orçamennto deste setor passar de R$ 4 bi em 2005 para R$ 17 milhões em 2011. Antes tínhamos R$ 2,5 bilhões disponíveis e metade era contingenciado", afirmou.

Ele lembra que estes ajustes no orçamento fizeram o orçamento para os transportes ficam congelados entre 1988 a 2004. "Foi um período de estragnação. Sem investimentos houve sucateamwento da malha rodoviária. HOje temos estoques de projetos e nossa meta é alcançar um orçamento de R$ bilhões no ano que vem através do PAC", ressaltou.

De acordo com Pagot, o Dnit possui 32 mil km de projetos e obras contratadas por meio de programas de restauração e conservação de rodovias. "Já temos 36 mil km de projetos para 2011.

Com planejamento e determinação é que começa a se resolver uma série de gargalos. Reduzir burocracia é o deafio", concluiu.






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