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Politica MT
Segunda - 05 de Agosto de 2013 às 15:44

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O Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas da União (TCU), está realizando uma série de auditorias nas escolas estaduais de ensino médio. Nesta segunda-feira (5/08), foram realizadas as duas primeiras auditorias visando acompanhar as ações governamentais na área da educação. A primeira ocorreu na Escola Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller” e a segunda na Escola Antônio Epaminondas. Serão avaliadas 25 escolas estaduais em 17 municípios, sendo 21 urbanas, 2 Rurais e 2 Indígenas.


 
Segundo o auditor público externo do TCE-MT, Luiz Eduardo da Silva, a ação também busca identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio no Brasil, bem como avaliar as ações governamentais que trazem resultados positivos e que podem ser aplicadas como modelo. “Aqui em Mato Grosso buscamos verificar não somente as deficiências na rede estadual, mas também as boas práticas que podem ser ampliadas”, explicou Silva.


 
Por meio de diferentes metodologias, buscam apontar sobre investimentos na área de educação, indicadores, condições de trabalho dos professores, infraestrutura escolar, gestão escolar e atuação dos conselhos, entre outros, para então caracterizar o ambiente escolar, e quais as principais deficiências e necessidades dos estudantes. Na manhã desta segunda-feira, os auditores aplicaram questionários junto aos alunos e professores das instituições de ensino.


 
Os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Liceu Cuiabano, Isabela Catarino e Marcos Vinícius Aguiar, ambos de 17 anos, contam que já conheciam o Tribunal de contas por meio do Projeto TCEstudantil. “É muito interessante saber o que TCE faz e ver a atuação aqui na nossa escola”, conta Marcos. Para Isabela a escola é uma das melhores que já estudou, ela conta que veio do ensino particular e se surpreendeu com a educação oferecida pelo Liceu. “É uma ótima escola, mas sei que poucas escolas públicas são assim e pra conseguir vaga aqui meu pai teve que ficar quase dois dias na fila”, afirmou a aluna.


 
O professor de Filosofia, Admilson de Assunção ministra a disciplina em quatro escolas diferentes e contas que “apesar de todos serem públicas, é gritante a diferença da educação em cada instituição, pois tudo passa pela condição social dos alunos, estrutura familiar e econômica, não podemos jogar toda a culpa dos problemas nas escolas, os problemas são bem mais complexos”.


 
Para a secretária geral do Controle Externo e membro da equipe de auditoria, Risodalva Beata de Castro, a ação tem relação direta com o Plano de Desenvolvimento Institucional realizado pelo TCE-MT, na medida em que busca melhoria nos resultados das políticas públicas. A equipe de auditoria é composta pelos auditores Luiz Eduardo da Silva Oliveira, Risodalva Beata de Castro, Bruno de Paula Santos, Patrícia Leite Lozich e Maria Aparecida Oliveira e deram início à auditoria no mês de março deste ano com a realização de relatórios, levantamentos e reuniões





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