Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 18 de Maio de 2010 às 20:37

    Imprimir


Após comercializar 31 mil cabeças de gado de corte em Água Boa (MT), a Estância Bahia Leilões promove dia 22 de maio, às 13 horas, o Mega Leilão 10.010, edição Cuiabá (MT), que já está recebendo animais no recinto. A expectativa é alcançar a marca de 20 mil cabeças. Os números exponenciais são reflexos diretos do sucesso da pecuária mato-grossense. Entre 1996 e 2008, Mato Grosso aumentou o rebanho em 66% e as exportações de carne bovina cresceram quase 970%. Abates, que em 1997 eram de 1.086 milhão de cabeças, saltaram para 4.122 milhões em 2008, com os animais indo ao gancho com, no máximo, 36 meses, segundo levantamentos da Associação de Criadores do Mato Grosso (Acrimat).

O investimento em genética, qualidade e precocidade aplicado pelos criadores na melhoria da pecuária do estado foi revertido em novos mercados de carne, efeito observado em eventos como o Mega Leilão da Estância Bahia, onde a procura por quantidade e qualidade é cada vez maior. “O gado comercializado no Mega Leilão foi selecionado por criatórios conhecidos e focados na valorização das características de real importância ao produtor de carne bovina, como ganho de peso, fertilidade e precocidade”, avalia Maurício Tonhá, proprietário da Estância Bahia Leilões e prefeito do município de Água Boa.

Tradicionalmente realizado em Água Boa, o Mega Leilão também passou a ser promovido na capital mato-grossense a partir de 2007, quando foi reunido, pela primeira vez em um único evento, bovinos de cria, recria e engorda de regiões próximas. “Sempre comprometido com as demandas e ofertas do mercado, estaremos ofertando neste ano mais de 700 vacas paridas, 1 mil vacas prenhes, 4 mil bois erados, bezerros, garrotes, bezerras e novilhas de muita qualidade, entre outras categorias”, assinala Tonhá. A Estância Bahia Leilões espera um bom resultado, tendo em vista a qualidade genética do gado de corte ofertado e o cenário econômico promissor para novos investimentos. Uma esperada valorização da arroba do boi gordo abre caminho para que o pecuarista aprimore a genética do rebanho.

Mega Leilão Água Boa

A edição realizada em Água Boa (MT) comercializou 31.710 cabeças, que renderam mais de R$ 26 milhões, além de representar mais uma grande conquista: foi a décima vez consecutiva que o evento superou seus próprios recordes mundiais, consolidando-se como o principal canal de distribuição de gado de corte do Brasil.

História

A atividade pecuária ganhou um grande impulso nos anos de 1988 e 1990, quando Mato Grosso vivenciou o boom dos leilões. Dois anos mais tarde já existiam remates por todo o estado e também em Goiás, marcando a expansão da atividade em todo Centro-Oeste brasileiro. O que era desafio para uns, se tornou sucesso para outros. Percebendo o futuro promissor da atividade, Maurício Tonhá e sua equipe iniciaram a atividade leiloeira em Água Boa, em 1991. Nascia, então, a Estância Bahia Leilões.

Para comemorar 10 anos de atuação, a Estância Bahia promoveu, em 2001, um grande remate, batizado de Mega Leilão 10.001, com a proposta de vender, no mínimo, essa quantidade de animais. As vendas superaram as projeções, com a negociação de 12 mil animais, o que vem acontecendo a cada edição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131803/visualizar/