Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 18 de Maio de 2010 às 15:10
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


Dois peritos viajam ao Nortão de Mato Grosso na tarde desta terça-feira (18) para realizar perícia técnica em parte dos maquinários adquiridos pelo governo do Estado em suposto esquema de superfaturamento.

Segundo a delegada fazendária Luzia de Fátima Machado, os técnicos serão acompanhados pelo delegado da Polícia Civil Jean Marco durante o trabalho de avaliação.

Ao todo, são 705 máquinas e caminhões distribuídos pelos 141 municípios de Mato Grosso, os quais devem passar, todos, por perícia técnica. O juiz da Primeira Vara Federal, Julier Sebastião da Silva, estipulou no último dia 14 um prazo de 15 dias para que todos os maquinários passassem pelo procedimento.

Eder depõe

Nesta segunda-feira (17) o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, compareceu à Delegacia Fazendária para prestar depoimento. Os esclarecimentos de Moraes, secretário de Fazenda na época da aquisição dos maquinários, foram bastante técnicos, segundo a delegada.

Eder é o último dos secretários cuja pasta tem envolvimento com a compra que ainda persiste no staff estadual. Vilceu Marcheti e Gerado de Vitto, que conduziam as pastas de Infraestrutura e Administração, respectivamente, deixaram seus cargos à disposição há algumas semanas.

O caso

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório preliminar elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço em pelo menos 16% das aquisições.

O pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131840/visualizar/