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Copa 2014
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 18:45

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Steffanie Schmidt
Comitê Organizador Local do Mundial 2014 inspeciona obras de demolição do estádio Verdão
Comitê Organizador Local do Mundial 2014 inspeciona obras de demolição do estádio Verdão

O evento, também organizado pela Fifa, é realizado a cada quatro anos entre os campeões de cada continente, mais o país sede do próximo torneio e o atual campeão mundial.

A expectativa é alimentada pelos diretores da Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal (Agecopa) que receberam na última quinta-feira (13) a visita de representantes do Comitê Organizador Local (COL), órgão nomeado pela Fifa  para acompanhar o andamento das obras nas cidades-sedes do Mundial de 2014.

De acordo com o presidente da agência, Adilton Sachetti, todos os itens apresentados ao COL foram considerados positivos. Além da demolição do estádio Verdão, outros 25 projetos ligados ao turismo, mobilidade urbana, infraestrutura, comércio e hotelaria foram relatados à equipe formada pelos arquitetos Carlos De La Corte e Tiago Pelakauskas, e o engenheiro Fábio Carvalho.

“Mostramos nosso comprometimento com o cronograma das obras e com a viabilidade de outros projetos, como por exemplo, a logística para instalação dos 1,5 mil voluntários que virão a Cuiabá para trabalhar na Copa”, afirmou Sachetti. Ele explicou que 2010 é um ano de planejamento e organização. “Depois disso, teremos tranquilidade para tocar todas as obras nos próximos anos”.

Por iniciativa própria, a Agecopa se comprometeu em enviar, trimestralmente, relatórios sobre o andamento das obras na capital, segundo o diretor de assuntos estratégicos, Yuri Bastos Jorge.

O diretor de infra-estrutura da Agecopa, Carlos Britto, explicou que Cuiabá deverá priorizar agora os projetos de mobilidade urbana para que esteja pronto até o final de 2012, a fim de garantir a realização da Copa das Confederações em junho de 2013. Segundo ele, a escolha será feita entre cinco cidades-sedes do mundial de 2014.

Mobilidade Urbana

O COL foi recepcionado no aeroporto Marechal Rondon por um ônibus articulado que deverá ser utilizado no sistema BRT (Bus Rapid Transit), ainda em fase de teste. O deslocamento até o local onde serão os jogos foi feito em 10 minutos. “Esse é um dos fatores avaliados pela Fifa e nós estamos em vantagem”, afirmou Britto.

Ele garantiu que nos próximos 60 dias terão início as licitações para as obras de mobilidade urbana. Na semana que vem iniciarão os trabalhos de sondagem e topografia nos principais eixos viários que abrigarão as obras: avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil, do CPA e avenida da Feb. Esta última está localizada em Várzea Grande e trata-se da principal via de acesso ao aeroporto.

O diretor garantiu ainda que nos projetos constam alternativas de desbloqueios dessas vias, a fim de garantir a fluência do trânsito, já considerado problemático na capital. “Serão quase dois anos de obras, então temos de garantir que a cidade não fique travada”, disse Britto.

Representante da Assembléia Legislativa, o deputado Sérgio Ricardo acompanhou a vistoria do COL no estádio Verdão. Ele garantiu que o “fantasma” que rondam algumas cidades brasileiras de perder o direito de sediar os jogos do Mundial não existe em Cuiabá. 






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