Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 17:06

    Imprimir


A nova diretoria da Aprosoja Brasil eleita em março deste ano tomará posse na terça-feira (18.05) em Brasília quando assumirá oficialmente a gestão da entidade para o biênio 2010-2012. Glauber Silveira da Silva, que preside a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) assume a presidência da entidade nacional.

Entre as frentes de trabalho a serem desenvolvidas pela Aprosoja Brasil em 2010 estão a busca por alterações na Lei de Proteção de Cultivares e por alternativas para se obter mais transparência na formação de valores dos royalties. “Esta é uma demanda de todos os sojicultores do país”, explica o presidente da Aprosoja Brasil.

A busca por uma solução definitiva sobre o endividamento rural no país, a participação efetiva nos debates de uma legislação ambiental baseada em critérios técnicos e por uma política nacional de infraestrutura de logística de transporte e armazenamento também estarão no foco das ações da Aprosoja Brasil.

Para o segundo semestre deste ano está programada a realização do Circuito Tecnológico Nacional. O evento, que já é realizado em Mato Grosso pela Aprosoja/MT, fará levantamento sobre a qualidade dos fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas utilizados nas lavouras de soja. “Vamos coletar amostras nas principais regiões produtoras para termos um raio-x da qualidade desses produtos”, pontua Glauber.

A Aprosoja Brasil continuará apoiando o trabalho realizado pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). “Na área política, vamos rodar os estados para conversar com parlamentares e apoiar aqueles que estiverem comprometidos com a ampliação da produção agrícola sustentável e com renda, pois sabemos que o setor rural é um grande vetor do desenvolvimento econômico e social do país”, afirma.

Atualmente são associadas à Aprosoja Brasil, além da Aprosoja/MT, as associações dos estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pará e Rio Grande do Sul. A produção desses Estados, juntos, equivale a 60% da área e da produção nacional de soja. “O nosso objetivo é estimular a criação de outras associações estaduais dando continuidade ao processo de organização dos produtores de soja brasileiros”, finaliza Glauber.

História

A Aprosoja Brasil nasceu da iniciativa de um grupo de produtores da região Centro-Oeste e foi fundada no dia 9 de julho de 1990. O nome de batismo da entidade foi Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Abrasoja) sendo o primeiro presidente eleito da associação, o senador Gilberto Goellner.

Em 12 de julho daquele ano, a Abrasoja divulgou o primeiro documento oficial, intitulado “Alerta à Nação”. Nesse mesmo dia, os produtores da Frente Ampla da Agricultura de Mato Grosso foram recebidos pelo então presidente da República, Fernando Collor de Mello. As bandeiras de luta da época eram semelhantes às de hoje: agregação de valor aos grãos, melhores condições de infraestrutura e logística e prorrogação das dívidas dos produtores rurais. Havia também reivindicações mais imediatas, como a correção do preço mínimo da soja e a liberação de verbas para colheita, que estavam bloqueadas pelo governo e de linhas de crédito para os produtores e regulamentação das cooperativas de crédito.

Em 2001 a entidade teve seu nome alterado para Aprosoja, para que não fosse confundida com a Brasoja, marca registrada por uma corretora de grãos. Em 2004 o nome da entidade nacional foi alterado definitivamente para Aprosoja Brasil.

Em 2007, o então vice-presidente da Aprosoja/MT e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) Rui Carlos Ottoni Prado, foi eleito presidente da Aprosoja Brasil e Glauber Silveira assumiu a vice-presidência da entidade, que se fortaleceu e alcançou importantes conquistas.

Entre elas, destaque para a dianteira nos trabalhos relativos às renegociações das dívidas dos produtores rurais e para a criação de propostas para uma nova legislação ambiental em parceria com a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Além disso, a entidade teve papel fundamental na criação, instalação e gestão da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131989/visualizar/