Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 17 de Maio de 2010 às 16:50
Por: Marcos Coutinho/Vinícius Tavar

    Imprimir


Mato Grosso pode ser dividido em quatro Estados se for aprovada proposta que tramita na Câmara dos Deputados. Se receberam aprovação dos deputados e senadores, as propostas podem criar mais 13 Estados e elevar para 40 o número de unidades federativas no país. Em mato Grosso, será criado o território do Pantanal e os Estados de Mato Grosso do Norte e do Araguaia.

O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 49/03, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), convoca plebiscito para a criação dos Estados de Araguaia e Mato Grosso do Norte, na atual área do Mato Grosso.

O PDC 495/03, do ex-deputado Rogerio Silva (PP-MT) também pede a realização de plebiscito para criar o Mato Grosso do Norte.

Já o PDC 850/01, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR), convoca plebiscito para criar o Estado do Araguaia, no Estado do Mato Grosso.

O PDC 1027/03, do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), propõe a realização de plebiscito para criar o território federal do Pantanal, em uma área que engloba partes dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Os projetos que criam os Estados de Carajás (PDC 2300/09) e Tapajós (PDC 731/00) foram apresentados pelos senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Mozarildo Cavalcanti, respectivamente, e já foram aprovados no Senado. No dia 14 de abril, eles tiveram a urgência aprovada pelo plenário da Câmara.

No dia seguinte, o deputado Carlos Brandão (PSDB-MA) cobrou, em discurso no plenário, a aprovação do PDC 947/01, do ex-deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), que cria o Estado do Maranhão do Sul.

“Nós já conversamos com os líderes e vamos reforçar a pressão, porque agora abriu-se uma brecha, um espaço para colocar os requerimentos de urgência para os plebiscitos sobre a criação dos Estados de Tapajós e de Carajás”, declarou Brandão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/131992/visualizar/