Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 16 de Maio de 2010 às 10:27

    Imprimir


A organização da 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo convidou um grupo de profissionais de expressivo conhecimento na área para enriquecer ainda mais a programação cultural do evento. Para o Conselho de Curadores, foram convidados o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC (Serviço Social do Comércio) em São Paulo; o físico e engenheiro Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; e o poeta, jornalista e professor universitário Augusto Massi.

Apelidado como “Cidadão Cultura” pela revista “Cult”, Danilo Santos de Miranda é um dos grandes promotores e entusiastas do setor no Brasil. Foi presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil em 2009 e faz do SESC em São Paulo um dos principais pólos de divulgação da cultura popular nacional.

Além de atuante administrador público, o educador Hubert Alquéres foi professor universitário, tendo sido secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no governo Mario Covas. Também foi secretário de Comunicação no início do governo José Serra. Desde 1998, é membro do Conselho Estadual de Educação.

Professor-doutor de Literatura Brasileira na USP (Universidade de São Paulo), Augusto Massi tem destacada atuação na área de crítica literária e é desde 2001 diretor editorial da Cosac Naify.

Os três vão contribuir de forma geral com as equipes responsáveis pelas atividades, atrações e eventos culturais preparados para a Bienal do Livro 2010. Cada segmento temático de atividades terá um curador específico. A programação cultural da feira tem como principais temas: Monteiro Lobato; Clarice Lispector; Lusofonia; e Livro Digital.

Uma das novidades que a Bienal do Livro lança em sua edição 2010 é o Espaço Gourmet. Sob a temática cozinhando com palavras, o espaço tem a curadoria do jornalista e editor André Boccato e reunirá chefs de cozinha autores de livros para que ofereçam ao público aulas práticas e debates sobre a boa cozinha e literatura.

Sob curadoria do jornalista Manuel da Costa Pinto, editor do programa Entrelinhas e apresentador do Letra Livre, ambos da TV Cultura, e do também jornalista e especialista em cinema Alexandre Agabiti Fernandez, o já tradicional Salão de idéias está sendo renovado, com sua programação ampliada. O espaço é conhecido por promover mesas de debates entre escritores nacionais e internacionais sobre os mais variados temas.

O Palco Literário receberá grandes nomes do teatro, cinema, música e televisão que farão um link entre a literatura e as demais expressões artísticas. A curadoria do espaço está a cargo do conhecido autor de novelas, escritor e cronista Walcyr Carrasco.

A curadora Marisa Lajolo, conceituada escritora e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Unicamp, será a responsável pelo Espaço do Professor, organizado na forma de um curso que tem o objetivo de capacitar professores a trabalhar o livro de literatura em sala de aula.

Para o público infantil, a Bienal do Livro preparou uma série de atividades destinadas a envolver e atrair as crianças para o mundo da leitura. A programação inclui duas séries especiais de atividades: o segmento temático O Livro é uma Viagem, organizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) e dedicado a promover a leitura desde cedo; e Fábulas com a Turma da Mônica, que tem como curador o próprio criador da turma de personagens de histórias em quadrinhos, Maurício de Souza.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132168/visualizar/