Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 15 de Maio de 2010 às 20:02
Por: Sérgio Ferreira

    Imprimir


Pratos à base de castanha saciam a fome dos visitantes do Festical da Castanha
Pratos à base de castanha saciam a fome dos visitantes do Festical da Castanha

O I Festival da Castanha do Brasil de Itaúba (570 km ao norte de Cuiabá), que iniciou na quinta-feira (13) e vai até domingo (16) está sendo um sucesso de público. Milhares de pessoas compareceram nos dois primeiros dias de festa que acontece simultânea ao aniversário de 24 anos da cidade. Comidas à base de castanha, shows musicais e rodeios atraem visitantes de várias cidades da região, além de lideranças políticas e empresariais.

Durante as atividades de abertura do festival foram servidos pratos especiais à base da fruta oleaginosa e quem provou aprovou. Os comentários em torno dos 30 pratos, entre salgados e doces, foram unanimemente positivos, com destaque para o “matrinxã com castanha”, bolo com frutas e o pudim de castanha.

Itaúba é considerada a capital estadual da castanha, devido ao seu grande potencial de produção natural da fruta. O município vive um momento de retomada da auto estima de sua população, que ainda sofre a crise econômica causada após o fechamento das madeireiras que eram sua principal fonte de divisas. Com a depressão econômica, houve diminuição de renda, desemprego e muitos foram embora da cidade, causando retração de crescimento.

O grande potencial de produção da castanha do Brasil – riquíssima em valor nutricional e com grande valor nos mercados nacional e internacional - se tratado de forma séria, com um projeto bem elaborado e aplicado na agregação de valor ao produto de forma sustentável, sem dúvida poderá ser o primeiro passo rumo a uma nova era da economia de Itaúba.

De acordo com a nutricionista social da Empaer/MT, Miriam de Scaraveli, foram capacitadas três mulheres do município para o preparo dos pratos com a castanha do Brasil. Segundo ela, a tecnologia empregada no preparo dos pratos foi desenvolvida pela Empaer em parceria com a prefeitura de Itaúba, sendo a única do estado. “A castanha contém o selênio, que segundo especialistas é a fonte da juventude” diz a nutricionista.

Os estudos feitos por pesquisadores da castanha do Brasil, dizem que apesar de se tratar de um metal pesado, o selênio, apresenta grandes benefícios comprovados e outros ainda estudados relacionado à doenças cardíacas, ao interesse sexual, a neutralização de radicais livres e ainda ao retardamento do LDL (lipoproteína de baixa densidade): 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132209/visualizar/