Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 23:50
Por: Jean Campos

    Imprimir


Máquinas foram entregues pelo governo do Estado aos municípios em fevereiro passado
Máquinas foram entregues pelo governo do Estado aos municípios em fevereiro passado

Em caráter de liminar, o juiz federal da 1ª Vara de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, determinou ontem que o governo do Estado apresente os 705 maquinários do programa ‘MT 100% Equipado’, num prazo de 15 dias, para que sejam submetidos a perícia técnica na Capital. O magistrado determinou também que a ação popular, que tem como autor Antonio Sebastião Gaeta, seja remetida à Polícia Federal para abertura de inquérito policial.

A decisão de Julier contraria o parecer o Ministério Público Federal (MPF) que considerou que o processo deveria ser conduzido pela Justiça Estadual. O juiz teve o entendimento de que a citação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) envolve recursos do governo federal, competência da Justiça Federal.

A ação popular tem como réus o estado de Mato Grosso, o ex-governador Blairo Maggi (PR), o secretário Éder Moraes (Casa Civil) e os ex-secretários Geraldo De Vitto (Administração) e Vilceu Marchetti (Infraestrutura), além do BNDES.

Por ter acatado parcialmente a medida liminar da ação popular, o juiz federal deferiu o pedido de suspensão de pagamento às empresas vencedoras do pregão supostamente fraudado e ponderou o pedido de busca e apreensão aos equipamentos. Conforme a decisão, a medida será tomada somente na hipótese de as máquinas não serem apresentados em tempo hábil e periciadas por profissionais indicados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cujo laudo deverá ser elaborado em 15 dias.

Julier pede respostas a questionamentos acerca das especificações técnicas, características e valor de mercado dos equipamentos comprados. “Realizada a inspeção, as máquinas deverão ser imediatamente restituídas aos seus destinatários”, descreve o juiz. Os equipamentos foram entregues aos 141 municípios do Estado no dia 1º de fevereiro e adquiridos pelo então governador Blairo Maggi.

O magistrado indeferiu o pedido de busca e apreensão aos documentos referentes aos pregões supostamente fraudados, “uma vez que o próprio Estado já promoveu a juntada daqueles”. Ele avaliou que “inexiste irregularidade no contrato realizado com recursos do BNDES/Finame, o que inviabilizou o pedido de suspensão do certame. Julier Sebastião descreve ainda que “o que se vislumbra é a incorreta aplicação destes recursos” decorrentes de “atos de improbidade consumados por agente do estado de Mato Grosso”.

Ele justifica a necessidade da perícia nos equipamentos para esclarecer denúncias de que eles foram adulterados e entregues sem as características originais, além de supostamente adquiridos com valores 16% acima do preço de mercado e taxa de juros de 1,95% - “que deveria ser aplicado na hipótese de pagamento dos contratos no prazo de 180 dias, o que não ocorreu”.

A decisão do juiz não versa sobre o pedido da perda dos cargos públicos e direitos políticos de todos os citados como réus.

O procedimento foi protocolado na Justiça Federal após denúncias de fraudes nas licitações promovidas pelo governo para aquisição dos equipamentos, na ordem de R$ 241 milhões, oriundos de empréstimo junto ao BNDES. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 36 milhões, conforme o Ministério Público Estadual. O valor é referente à indexação indevida de juros e não-aplicação do desconto de ICMS na aquisição dos equipamentos.

A Polícia Judiciária Civil já investiga o caso por determinação da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá.

Por meio de nota, o governo informou que a Procuradoria Geral do Estado vai entrar com dois recursos junto ao Tribunal Regional Federal (TRF) para cassar a liminar expedida pela Justiça Federal. “É incompreensível a decisão do juiz. Todos os atos dele serão considerados nulos, porque ele é reconhecidamente incompetente para julgar esse caso, conforme parecer do próprio Ministério Público Federal, que é fiscal da lei”, declarou o procurador geral do Estado, Dorgival Veras de Carvalho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132312/visualizar/