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Copa 2014
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 16:57

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Levantamento inédito realizado pelo Portal 2014 (http://www.copa2014.org.br/) entre as 12 cidades-sede do Mundial no Brasil mostra que a Infraero, empresa que administra a infraestrutura aeroportuária do país, adiou os investimentos em nove dos treze aeroportos internacionais que receberão os turistas durante o evento. Somadas, as intervenções adiadas chegam a R$ 3 bilhões, 68% do que será investido na modernização ou ampliação de terminais de passageiros ou na infraestrutura para pouso e decolagem de aeronaves nas capitais da Copa.

O Ministério do Esporte calcula que 600 mil turistas estrangeiros e 3,1milhões de  brasileiros circularão no país durante o Mundial. Devido à distância entre as sedes da competição, os torcedores privilegiarão o transporte aéreo.

Desde que o Brasil foi escolhido para sede do Mundial, em 2007, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) pedem pressa ao governo federal. Para os organizadores, a infraestrutura aeroportuária é o principal calcanhar de Aquiles da preparação brasileira, superando mesmo o atraso na construção dos estádio. O medo é que os constantes adiamentos da Infraero tragam de volta justamente durante a Copa os apagões aéreos de 2006, quando acidentes e greves de funcionários colocaram em evidência os gargalos do setor aéreo.

As três sedes que disputam a abertura do Mundial também não escaparam dos adiamentos. Os aeroportos internacionais de Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubitschek) e São Paulo (Guarulhos/Cumbica), que concentrarão a maior parte do embarque e desembarque de turistas ao longo da Copa, têm obras atrasadas.

Os aeroportos de Manaus, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Porto Alegre e Campinas também enfrentam problemas para tocar as obras. Apenas Salvador, Rio de Janeiro (Galeão), Recife e Natal (S. Gonçalo do Amarante) estão em dia com as datas fixadas pela Infraero.

O levantamento se baseou em dois cronogramas da Infraero divulgados em março e maio deste ano (veja tabela), o último com alterações substanciais nos prazos de obras. A reportagem também ouviu a superintendência dos aeroportos pesquisados. Ao todo, são treze obras que continuam no papel devido a revisões e atrasos no processo de licitação ou mudanças nos projetos.

São Paulo, Brasília e Belo Horizonte
Um dos casos mais graves é o do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que no ano passado operou acima da capacidade. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), o fluxo de Cumbica chegou a 21,6 milhões de passageiros em 2009, ultrapassando em 1,1 milhão a capacidade. A construção do terceiro terminal, no entanto, está marcada para maio de 2012.

O início da construção do sistema de pista e pátio de Cumbica estava previsto para janeiro de 2005, mas não avançou. O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de sobrepreço e paralisou a obra em 2008. Após revisão do órgão, o valor da obra caiu de R$ 370,5 milhões para R$ 232,5 milhões.

Outro aeroporto que opera acima da capacidade é o Juscelino Kubitschek, em Brasília. No entanto, uma revisão no projeto adiou a primeira fase da ampliação sul do terminal de passageiros de fevereiro de 2009 para setembro de 2010. Segundo o Snea, o JK passou em 22% sua capacidade no ano passado, chegando a 12,2 milhões de passageiros.

Prazo: até 2013
Apesar dos adiamentos, o superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Infraero, Jonas Maurício Lopes, declarou na semana passada que a reforma ou modernização dos aeroportos estarão prontas até dezembro de 2013. “Todos os dezesseis aeroportos localizados nas doze cidades-sede da Copa de 2014 estarão em condições de atender plenamente as demandas exigidas pelo megaevento esportivo até dezembro de 2013", confirmou Lopes.

Nota divulgada pela Infraero detalha um pouco mais os números e afirma que 18 das 25 intervenções nos aeroportos internacionais da Copa ficarão prontas entre 2010 e 2012. "O restante dos empreendimentos ou já está com projeto pronto ou não precisará de projeto, como é o caso dos módulos operacionais – por se tratar de fornecimento e instalação de equipamentos de mercado", diz a empresa na nota.

O Portal 2014 (www.copa2014.org.br)
Portal 2014 foi concebido pela Mandarim Comunicação, com apoio do Sinaenco - Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia, para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Trata-se de um portal de informação e notícias, entretenimento e serviços, inicialmente para o público mais especializado na área de infraestrutura: arquitetos, engenheiros, construtores, empreendedores e gestores públicos.






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