Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Maio de 2010 às 07:17

    Imprimir


Diante das informações divulgadas pelo corregedor do Tribunal de Justiça, Manoel Ornellas, de que Mato Grosso teria menos 2,9 mil presos nas unidades locais, o governo divulgou que existem 10.515 detentos no Estado. A informação foi prestada ontem pelo secretário-adjunto de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (Sejusp), tenente-coronel PM Wilquerson Sandes Felizardo.

A diferença entre o número de reeducandos contados pela Sejusp e os levados em consideração pela Justiça (cerca de 8 mil) apareceu quando realizado, no ano passado, o mutirão para rever a situação penal dos presos. O corregedor disse que a Sejups contava os reeducandos a partir da quantidade de marmitas servidas aos presos, em torno de 11 mil distribuídas diariamente.

Segundo o secretário, o total de 10.515 presos representa todos em regimes fechado, semi-aberto e aberto, no masculino e feminino. Em outubro do ano passado, essa população era de 11.077 reeducandos, o que acaba provocando mensalmente uma estatística flutuante do sistema.

O número oscilante de presos, que chega a ser 600 mensalmente, são os casos dos reeducandos que têm a prisão em flagrante relaxada, a prisão temporária decretada por cinco dias e não é renovada e os que recebem alvarás por meio de habeas corpus.

O secretário-adjunto esclareceu que a contagem dos reeducandos não é feita por alimentação, como apontou e criticou o corregedor de Justiça, e sim diariamente pela área de estatística, por meio de um programa chamado Infopen Estatística. A Secretaria Adjunta de Justiça informou ainda que, a distribuição da alimentação é feita por 21 empresas. O valor gasto no ano de 2009 com a alimentação foi de R$ 23.059.002. (Com assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132454/visualizar/