Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 13:25
Por: Rodrigo Prada / Rafael Fiuza

    Imprimir


O vice-presidente do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), Leon Myssior, enviou hoje (13) uma carta aberta ao presidente do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL), Ricardo Teixeira, que culpou os projetos arquitetônicos pelos atrasos nas obras dos estádios. Segundo Myssior, os principais responsáveis pelos adiamentos são a Fifa e o COL, que pediram inúmeras alterações nos projetos em função de acordos comerciais com fornecedores e parceiros.

"Esta informação [que culpa os projetos pelos atrasos] não é apenas incorreta, mas também temerária, na medida em que lança sobre os arquitetos uma suspeição de incapacidade técnica, francamente em oposição à qualidade dos projetos e à flexibilidade no atendimento das exigências ao longo dos últimos 18 meses, marcados por indefinições por parte da Fifa e de constantes mudanças por parte do Comitê Organizador Local (COL)", afirma Myssior.

Leia a carta na íntegra:

Atrasos nas obras da Copa 2014: arquitetos não são os responsáveis

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, atribuiu aos projetos a culpa pelos atrasos nas obras dos estádios brasileiros das cidades-sede, em entrevista à imprensa em 3 de maio último, até então data-limite para início das obras nas arenas que sediarão chaves da Copa 2014. Esta informação não é apenas incorreta, mas também temerária, na medida em que lança sobre os arquitetos uma suspeição de incapacidade técnica, francamente em oposição à qualidade dos projetos e à flexibilidade no atendimento das exigências ao longo dos últimos 18 meses, marcados por indefinições por parte da Fifa e de constantes mudanças por parte do Comitê Organizador Local (COL).

A Fifa, através do COL, em função de recentes acordos comerciais com fornecedores e parceiros, tem solicitado alterações significativas nos projetos dos estádios (anteriormente aprovados), como por exemplo a exigência, definida na segunda quinzena de abril, do aumento do tamanho das placas de publicidade - que antes poderiam ter entre 90 centímetros e 1 metro de altura, e passaram a obrigatoriamente 1 metro - e a distância destas em relação aos limites do gramado.

Aparentemente desimportantes, essas modificações alteram consideravelmente a geometria das arquibancadas e a visibilidade dos espectadores, provocando, segundo os autores dos projetos, alteração em praticamente todos os desenhos já entregues (alguns, inclusive, licitados). É certo que uma alteração dessa importância traz implicações evidentes nos cronogramas de entrega dos projetos.

Além disso, a maioria dos atrasos no início das obras dos estádios tem relação muito mais com questões outras, como a indefinição em relação à modelagem de financiamento – se diretamente pelo poder público, por concessão ou por intermédio de parcerias público-privadas (PPPs) – das reformas/construção dos estádios, do que com o desenvolvimento dos projetos.

Os escritórios brasileiros de arquitetura responsáveis pelos projetos dos estádios-sede da Copa 2014 têm se empenhado em desenvolver soluções que contemplem as exigências da Fifa, conciliem soluções arquitetônicas criativas e eficientes, sob todos os pontos de vista: estético, funcional e de sustentabilidade (econômica e ambiental). Todos, sem exceção, criaram equipes de trabalho específicas para o desenvolvimento desses projetos, que apresentam qualidade arquitetônica elevada e têm obtido repercussão positiva até em publicações internacionais.

O Brasil é, hoje, uma referência mundial em tecnologia de projetos esportivos, muito graças à qualidade dos nossos arquitetos, e à capacidade de mobilização e ao espírito empreendedor desses profissionais. Esperamos que, em breve, essa expertise abra as portas para a exportação de projetos brasileiros.

*Leon Myssior é vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco e coordenador do Fórum Time dos Arquitetos da Copa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132561/visualizar/