Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 10:32

    Imprimir


Após comercializar 31 mil cabeças de gado de corte em Água Boa (MT), a Estância Bahia Leilões promove dia 22 de maio, às 13 horas, com transmissão do Canal Terraviva, o Mega Leilão 10.010, edição Cuiabá, que já está recebendo animais no recinto. A expectativa é alcançar a marca de 20 mil cabeças. Os números exponenciais são reflexos diretos do sucesso da pecuária mato-grossense. Nos últimos 12 anos, Mato Grosso aumentou o rebanho em 18% e as exportações de carne bovina cresceram 970%. Abates que há dez anos estavam na faixa de 3 milhões de cabeças saltaram para 5 milhões, com os animais indo ao gancho com, no máximo, 36 meses, segundo levantamentos da Associação de Criadores do Mato Grosso (Acrimat).

O investimento em genética, qualidade e precocidade aplicado pelos criadores na melhoria da pecuária do estado foi revertido em novos mercados de carne, efeito observado em eventos como o Mega Leilão da Estância Bahia, onde a procura por quantidade e qualidade é cada vez maior. “O gado comercializado no Mega Leilão foi selecionado por criatórios conhecidos e focados na valorização das características de real importância ao produtor de carne bovina, como ganho de peso, fertilidade e precocidade”, avalia Maurício Tonhá, proprietário da Estância Bahia Leilões e prefeito do município de Água Boa.

Tradicionalmente realizado em Água Boa, o Mega Leilão também passou a ser promovido na capital mato-grossense a partir de 2007, quando foi reunido, pela primeira vez em um único evento, bovinos de cria, recria e engorda de regiões próximas. “Sempre comprometido com as demandas e ofertas do mercado, estaremos ofertando neste ano mais de 700 vacas paridas, 1 mil vacas prenhes, 4 mil bois erados, bezerros, garrotes, bezerras e novilhas de muita qualidade, entre outras categorias”, assinala Tonhá. A Estância Bahia Leilões espera um bom resultado, tendo em vista a qualidade genética do gado de corte ofertado e o cenário econômico promissor para novos investimentos. Uma esperada valorização da arroba do boi gordo abre caminho para que o pecuarista aprimore a genética do rebanho.

Mega Leilão Água Boa

A edição realizada em Água Boa (MT) comercializou 31.710 cabeças, que renderam mais de R$ 26 milhões, além de representar mais uma grande conquista: foi a décima vez consecutiva que o evento superou seus próprios recordes mundiais, consolidando-se como o principal canal de distribuição de gado de corte do Brasil.

História

A atividade pecuária ganhou um grande impulso nos anos de 1988 e 1990, quando Mato Grosso vivenciou o boom dos leilões. Dois anos mais tarde já existiam remates por todo o estado e também em Goiás, marcando a expansão da atividade em todo Centro-Oeste brasileiro. O que era desafio para uns, se tornou sucesso para outros. Percebendo o futuro promissor da atividade, Maurício Tonhá e sua equipe iniciaram a atividade leiloeira em Água Boa, em 1991. Nascia, então, a Estância Bahia Leilões.

Para comemorar 10 anos de atuação, a Estância Bahia promoveu, em 2001, um grande remate, batizado de Mega Leilão 10.001, com a proposta de vender, no mínimo, essa quantidade de animais. As vendas superaram as projeções, com a negociação de 12 mil animais, o que vem acontecendo a cada edição.

Cadastro e Lances: Estância Bahia Leilões

Informações: (65) 2121-6700 ou (66) 3468-6600

www.estanciabahia.com.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132590/visualizar/