Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 13 de Maio de 2010 às 09:03

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM) propôs, ontem, a elaboração de um programa de assistência e revitalização da memória nacional a partir da documentação histórica da vida de pessoas que completaram mais de 100 anos de idade. Segundo o parlamentar, existem cerca de 11 mil brasileiros com esta faixa etária.

“Com o passar dos anos, o ser humano adquire sabedoria e torna-se irmão do tempo, fazendo refletir em sua própria existência as lembranças do passado e as promessas do futuro. O ontem e o hoje são peças que se encaixam perfeitamente como uma trilha a pavimentar os caminhos do amanhã. Aqueles que compreendem o que passou se convertem em fachos de luz a iluminar de esperança os passos das novas gerações”, disse.

Jayme Campos fez uma reflexão, da Tribuna do Senado, sobre as condições sociais e econômicas dos idosos brasileiros. Para ele, é muito difícil um idoso transpor a ponte da longevidade, principalmente “num país onde o idoso é vítima permanente da perda de contato com a força de trabalho, da desvalorização de seus vencimentos e pensões e da pobreza generalizada”.

O senador propôs a criação de um programa que batizou de “Brasil 100”, em homenagem aos brasileiros que atingiram uma idade considerada por ele emblemática. Ele idealizou a proposição de assistência social e investigação histórica da vida de personagens centenários, ao ler um artigo publicado no jornal Diário de Cuiabá, do último domingo, onde o pecuarista Carlos Reiners, de 102 anos de idade, relata suas experiências de vida ao jornalista e procurador aposentado Evaldo Duarte de Barros.

Admirador-confesso do entrevistado, antigo militante do PSD, partido de seu pai, Júlio Domingos de Campos, Jayme reconheceu que a vida deste centenário pantaneiro é um exemplo para as futuras gerações.

“Ao lado da esposa dona Didi, Carlos Reiners se constitui num dos pilares mais firmes das tradições e do orgulho do povo mato-grossense. Sua família é um exemplo de união e prosperidade. Seus 14 filhos, 40 netos e 25 bisnetos sorveram da fonte cristalina dos mais puros ensinamentos de temor a Deus, respeito ao próximo e devoção à pátria”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/132607/visualizar/