Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 13:32
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Dois recordes brasileiros  foram conquistados por Mato Grosso na última semana, o de maior pamonha e o evento de pesca que reuniu o maior número de equipes participantes, ambos no município de Cáceres. Agora, outro município de Mato Grosso se prepara para conquistar mais um recorde, o de maior queijo frescal do mundo. Curvelândia, cidade na região Sudoeste do Estado, está preparando a tradicional Festa do Queijo, de 13 a 15 de maio. No evento, um grupo de moradores se mobiliza para fazer um queijo frescal que na última edição pesou 750 quilos.

Na festa de 2008, técnicos do Rank Brasil atestaram que o queijo de 690 quilos foi o maior produzido no mundo. Para este ano, a expectativa dos moradores é fazer um queijo de até uma tonelada. A equipe do Rank Brasil estará na cidade para fazer a certificação do queijo.

Maior pamonha

Pelo quarto ano consecutivo, os moradores do Distrito de Caramujo, em Cáceres, se mobilizaram para realizar a Festa da Pamonha, um evento que para eles é motivo de satisfação, de celebração e muita diversão. Neste ano, eles ganharam uma motivação a mais para fazer ainda melhor e maior a festa para o próximo ano. A pamonha produzida pela comunidade entrou para o Rank Brasil, o livro dos recordes brasileiros, com 650 quilos.

A pamonha feita pelos moradores de Caramujo mobilizou em torno de 40 pessoas. Foram consumidas 8 mil espigas de milho, 90 quilos de açúcar e 180 litros de óleo de soja para a guloseima.

Toda a certificação da pamonha foi feita pelo diretor do Rank Brasil, Luciano Cadari, que entregou a premiação ao governador Silval Barbosa e ao organizador da festa, Luiz da Guia Alcântara.

O evento tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo. “É uma festa que mobiliza toda a comunidade e as pessoas sentem prazer, gostam de participar. E neste ano eles conseguiram quebrar o recorde e mostrar Mato Grosso mais uma vez para todo o Brasil e o mundo”, disse a secretária de Desenvolvimento do Turismo do Estado, Vanice Marques.

O último recorde maior pamonha produzida no Brasil pertencia ao município de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina, com 532 quilos. Cáceres também recebeu a certificação de evento de pesca a reunir o maior número de equipes, no 30º FIP neste ano, com 244 equipes participantes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133774/visualizar/