Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Maio de 2010 às 17:39
Por: Flávia Ribeiro

    Imprimir


A convite do diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinicuis Mazone, o secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso, Arnaldo Alves de Sousa Neto, apresentou na manhã dessa terça-feira (4), em Brasília (DF), o Sistema Integrado de Contabilidade e Finanças de Mato Grosso (Fiplan), aos técnicos do Serpro, do Governo Federal. Arnaldo viajou acompanhado do contador geral do Estado, Luiz Marcos de Lima, do diretor de Relacionamento do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), Luciano Bigatão, e do gerente de Projeto de Software, Lúcio Flávio dos Santos.

A primeira apresentação do Fiplan aos técnicos do Governo Federal foi dia 16 de abril, durante visita ao Estado. Na ocasião, o superintendente de Relacionamento com Cliente do Serpro, Wilton Mota, disse que a visita era para conhecer o Fiplan e a aderência do sistema em substituição ao que está em vigência, o Siafen (Sistema de Acompanhamento financeiro). “O Fiplan é robusto e atende de forma satisfatória nossa necessidade. Do ponto de vista técnico, o Fiplan é o melhor de todos que já visitamos”, afirmou depois de conhecer o sistema.

Para o diretor-presidente do Serpro, a implementação do Fiplan, suprirá a necessidade de integração e controle entre as atividades de planejamento, orçamento e execução nos sistemas atuais da União. “O Fiplan tem um percentual de aderência alto e convergente com nossas necessidades”, ponderou.

O coordenador geral de Contabilidade do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó da Silva,disse que esse encontro foi positivo para consolidar a parceria com o Estado de Mato Grosso, por meio do Cepromat e Serpro.

Segundo Paulo Henrique, o diferencial do Fiplan é ter sido feito no Estado. “Isso valoriza os técnicos e a Tecnologia de Informação do Estado, e tem a vantagem da continuidade, pois não depende de pessoas e sim de documentação para efetuar as alterações mais convenientes”.

“Antes, se o governador pedisse dados orçamentários de uma determinada secretária, ele certamente receberia números distintos oriundos da Seplan, Sefaz e da própria secretaria, o que tornava o planejamento orçamentário muito impreciso. Era muito complicado o encontro de informações entre as secretarias” salientou o secretário Arnaldo.

“O Fiplan, desde sua origem traz uma visão contábil convergindo contabilidade junto a tecnologia da informação, planejamento e orçamento o que possibilita ao Estado, ter a disposição seu balanço contábil a qualquer momento, sem a necessidade de esperar o fim do exercício para enxergar sua real situação”, disse o contador geral do Estado, Luis Marcos.

Serpro

O Serpro é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública Brasileira. A Empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações do setor, na América Latina.

O órgão está presente em dez capitais com regionais distribuídas de acordo com as regiões fiscais do país: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Em Florianópolis a Empresa tem além do Escritório de serviços, um Pólo de Desenvolvimento de Sistemas. Nos demais Estados, a Empresa mantém Escritórios de serviço.

Reconhecimento Internacional

O Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, Fiplan foi escolhido no ano de 2009 para representar o Brasil no exterior após a realização de um seminário na cidade de Curitiba. No evento foram apresentadas 52 experiências inovadoras em gestão pública dos Estados e Tribunais de Contas Brasileiros. Dentre estas, foram selecionadas as do governo de Mato Grosso e do Tribunal de Contas de Pernambuco como as mais exitosas ganhando a possibilidade de participar de uma missão em terras Espanholas.

O programa foi reconhecido com entusiasmo em um seminário sobre boas práticas nas áreas de planejamento e de gestão de políticas públicas, na gestão dos recursos humanos, assim como nos processos de estruturação organizacional e administração e no controle interno desenvolvidas pelo setor público espanhol.

Segundo Arnaldo, 12 Estados da federação já demonstraram interesse em adotar o Fiplan, entre elas Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Goiás. O Governo de Mato Grosso já cedeu aos Estados de Roraima e da Bahia a cópia do Fiplan. A cessão da ferramenta foi autorizada por meio de convênio.

Arnaldo informou ainda que no próximo dia 10 de maio, uma comitiva de técnicos da Seplan do Estado de Goiás (GO) chega a Mato Grosso para conhecer o Fiplan.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/133876/visualizar/