Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Sábado - 01 de Maio de 2010 às 11:39

    Imprimir


Passados quase dois anos e meio do anúncio do Brasil como sede da Copa 2014 e quase um ano da escolha das 12 cidades-sede, há ainda raros e poucos sinais de obras dos futuros estádios para o Mundial de futebol. O Portal 2014 (WWW.copa2014.org.br) realizou um levantamento sobre a situação de cada um dos estádios que deveriam, de acordo com exigência da Fifa, iniciar suas obras em 3 de maio de 2010. De acordo com o levantamento a situação mais grave é a do Rio de Janeiro, ainda sem um projeto definido e qualquer sinal de abertura da licitação.

A situação é um pouco menos ruim no Recife, com a licitação paralisada por recurso de uma das participantes, e Natal, que ainda não publicou seu edital para a seleção da construtora, embora prometa iniciar obras secundárias ainda em maio. Obras secundárias também são o recurso de Salvador para cumprir o mínimo exigido pela Fifa. A capital baiana foi uma das primeiras a realizar a licitação, mas o processo acabou embargado por uma ação do Ministério Público Federal.

Brasília, vítima dos problemas que afetaram a credibilidade do governo do DF, conseguiu agora liberar a licitação no Tribunal de Contas e deverá abrir as propostas na próxima semana. São Paulo e o Morumbi seguem às voltas com as críticas da Fifa ao projeto de remodelação do estádio e aguarda a avaliação da entidade às últimas modificações propostas pelo São Paulo Futebol Clube.

Em Curitiba, o Atlético Paranaense recebe sinais de que o governo do estado poderá aportar recursos públicos na renovação da Arena da Baixada. E, por fim, Porto Alegre, onde o Internacional recusa-se a recorrer ao financiamento do BNDES, mas não conseguiu, até agora, tocar as obras com suas próprias pernas.

O pontapé inicial para as obras foi dado apenas em Belo Horizonte, Manaus e Cuiabá. A capital mineira disputa a abertura da competição com Brasília e São Paulo, e segue à risca um cronograma próprio acordado com a Fifa. Já as sedes da "Amazônia" e do "Pantanal" fizeram a lição de casa e começaram a desmontar as estruturas de seus antigos estádios antes de estourar o prazo da Fifa.


 

Estádio

Situação

 Incio da obra ou previsão
ESTÁDIOS PÚBLICOS
Belo Horizonte Mineirão Obras iniciadas Janeiro 2010
Brasília Estádio Nacional Aguarda resultado da licitação Junho 2010
Cuiabá Verdão Obras iniciadas 26 de abril 2010
Fortaleza Castelão Aguarda resultado da licitação Junho 2010
Manaus Vivaldo Lima/Arena Amazônia Obras iniciadas 15 de abril 2010
Natal Arena das Dunas Aguarda publicação do edital Junho 2010
Recife Arena Capibaribe Questionamento judicial paralisa processo Junho 2010
Rio de Janeiro Maracanã Aguarda aprovação do projeto pela Fifa Sem previsão
Salvador Fonte Nova Obras secundárias nesta segunda-feira 3 de maio 2010
ESTÁDIOS PRIVADOS
Curitiba Arena da Baixada Busca recursos para continuar a obra Afirma que já começou as obras
Porto Alegre Beira-Rio Busca recursos para continuar a obra Afirma que já começou as obras
São Paulo Morumbi Aguarda aprovação do projeto pela Fifa Afirma que já começou as obras






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134279/visualizar/