Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 18:15

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que visitará o Irã dia 16 de maio para tentar convencer o presidente Mahmoud Ahmadinejad a não desenvolver bomba nuclear a partir do enriquecimento urânio.

"Espero que a gente possa convencer os companheiros iranianos de não quererem dar um passo adiante para construir bomba nuclear, como também trabalhamos junto com China, Rússia, EUA, França, para evitar que houvesse precipitação de sanções contra o Irã porque isso não ia resolver absolutamente nada", afirmou, em declaração à imprensa durante visita do presidente venezuelano Hugo Chávez ao Brasil.

Lula disse que, apesar de os Estados Unidos defenderem no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) sanções ao país persa por causa de seu programa nuclear, não vê hipótese nem "oportunidade política" de invadirem o Irã.

Segundo ele, não houve debate suficiente entre os países para que se garanta ao Irã o direito de desenvolver pesquisa nuclear para fins pacíficos, como o uso do urânio enriquecido para fabricação de remédios e de energia.

Lula negou ainda que haja disposição do Brasil de se colocar como depositário do urânio enriquecido iraniano.

"O Brasil não trabalha com a hipótese de ser depositário do urânio do Irã. Acho que tem lugares muito mais perto do Irã do que o Brasil", afirmou o presidente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/134553/visualizar/