Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 23 de Abril de 2010 às 02:31

    Imprimir


O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) lançou o livro “O Sistema de cultivo do algodoeiro adensado em Mato Grosso - Embasamento e primeiros resultados”. A obra, de 390 páginas, reúne uma coletânea de assuntos sobre o desenvolvimento do plantio do adensado. Muitos dados, de acordo com o diretor executivo do IMAmt, Álvaro Salles, foram retirados da própria rede de experimentação desenvolvida durante a safra 2008/2009. “Outros documentos foram fornecidos e comentados por especialistas que, gentilmente, deram uma grande contribuição a essa publicação”, disse Álvaro Salles.

Ele diz que a ideia foi congregar em um compêndio informações sobre adensado a fim de que se facilite a consulta. Todos os textos foram apresentados e discutidos durante o II Workshop “O plantio adensado do algodão”, em novembro do ano passado, em Cuiabá, promovido pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

“Esse livro, como as outras publicações do IMAmt, é o resultado do investimento e dedicação dos cotonicultores que sempre estão em busca do desenvolvimento e aprimoramento do algodão”, destacou o presidente da Ampa, Gilson Ferrúcio Pinesso.

“Entendemos que não temos a resposta para todos os questionamentos, porque sabemos que pesquisa, principalmente agrícola, precisa de vários anos para se ter dados realmente confiáveis. Por outro lado, o adensado não é assunto inédito. Em Mato Grosso, por exemplo, através de financiamento do Facual (Fundo de Apoio a Cultura do Algodão), já foram realizados ensaios nesse sentido, já em 2005, e em outros países, como nos Estados Unidos, Argentina e no Paraguai, o algodão adensado é um sistema conhecido pelos cotonicultores”, esclarece o diretor executivo do IMAmt.

Álvaro Salles lembra que as pesquisas sobre adensado não se encerram com o livro, porque há muito ainda a ser feito. “Além disso, contamos sempre com o apoio dos produtores mato-grossenses e a garra dos pesquisadores e técnicos envolvidos nos trabalhos de pesquisa e condução do plantio adensado de nosso Estado”, concluiu Álvaro Salles.

O livro da Ampa/IMAmt, editado em Cuiabá, será distribuído aos cotonicultores e participantes do workshop. A edição técnica e projeto gráfico são dos engenheiros agrônomos e pesquisadores do IMAmt, Jean-Louis Belot e Patrícia Andrade Vilela. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/135218/visualizar/