Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 18:55

    Imprimir


Pesquisa diz que ciumentos podem ficar cegos por instantes
Pesquisa diz que ciumentos podem ficar cegos por instantes

Um estudo do departamento de psicologia da universidade de Delaware, nos Estados Unidos, indica que o ciúmes pode distrair tanto uma pessoa a ponto de ela não perceber o que está a frente de seus olhos, ou seja, "cegar" o ciumento. As informações são do Live Science.

Durante a pesquisa, casais foram colocados em computadores individualmente, sendo separados por cortinas. As mulheres tinham que clicar em imagens de paisagens e fotos de arquitetura que eram giradas em 90° na tela. Durante a sessão, piscavam na tela imagens "emocionalmente desagradáveis" que deveriam ser ignoradas pelos participantes.

Enquanto as parceiras escolhiam as imagens, os homens deveriam avaliar a atratividade das paisagens que apareciam em suas telas. Em meio ao experimento, um pesquisador anuncia que os homens deveriam avaliar a atratividade de mulheres solteiras.

No final do experimento, as mulheres foram questionadas sobre o quão desconfortáveis se sentiam no momento da avaliação dos parceiros sobre outras mulheres.

Quanto mais ciumentas eram, mais distraídas elas ficaram no momento em que apareciam imagens "emocionalmente desagradáveis" e diminuía a capacidade destas de clicar nos objetos solicitados. Mas esta "cegueira" só era verificada quando os parceiros estavam avaliando uma mulher solteira, não quando os homens estavam vendo paisagens.

Segundo a reportagem, os pesquisadores acreditam que o cérebro geralmente tende a priorizar informações emotivas, o que explicaria a utilização de imagens desagradáveis que piscavam na tela para tirar a atenção do objetivo das mulheres na tarefa. Mesmo estas imagens fortes não foram percebidas enquanto os parceiros avaliavam outras mulheres.

O pesquisador Steven Most afirma que "quando um estímulo emocional aparece, ele chama atenção para si - e diminui a atenção de outras coisas que aparecem imediatamente após". "Quando a atenção está preocupada de tal forma, tendemos a perder algo que aparece na frente de nossos olhos", diz Most.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136036/visualizar/