Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 14:09

    Imprimir


O prazo para entrega da declaração do imposto de renda vai até o dia 30 deste mês, mas muita gente ainda não fez a apresentação. O Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), com o objetivo de sanar as dúvidas dos contabilistas, convidou os auditores da Receita Federal Alessandra Maria de Amorim e Expedito Ferreira Torres para ministrarem palestra sobre o assunto, na noite desta terça-feira (13), na sede da autarquia.

O presidente do CRCMT, Jorge Assef Filho, fez a abertura do encontro. “Apesar de a declaração apresentar poucas alterações este ano, é sempre bom nos mantermos atualizados sobre as mudanças”, ressaltou. Ele também agradeceu a presença dos auditores. “É muito bom saber que podemos contar com a Receita Federal, que sempre nos atende prontamente”. Alessandra Amorim foi a responsável por apresentar as novidades do IR deste ano. Ela falou, dentre outros aspectos, sobre dispensa de apresentação; regras de retificação; e obrigatoriedade de entrega. “Neste último caso, o que muda geralmente são os valores”, informou.

A auditora destacou ainda a retificadora online, ferramenta disponível no site da Receita Federal, que permite a alteração de alguns dados da declaração apresentada utilizando as deduções legais, diretamente pela internet, sem a necessidade de preencher novamente os dados que não serão alterados. “Pode ser utilizada apenas para retificações simples”, alertou. Já o auditor Expedito Ferreira Torres frisou a importância de prestar atenção nos detalhes. “No ato do preenchimento, sempre vale a pena tomar cuidado com dados simples, mas que podem trazer problemas se preenchidos de forma incorreta”, explicou. O palestrante demonstrou toda a ficha de declaração, a fim de esclarecer possíveis dúvidas dos participantes. As informações também estão disponíveis no site www.receita.fazenda.gov.br.

Doações - Como de costume, o CRCMT estabeleceu que a inscrição seria feita com a entrega de produtos de limpeza, que serão doados para entidades beneficentes. Em eventos anteriores, a entidade arrecadou alimentos não-perecíveis e, dessa vez, decidiu ajudar de outra forma. “Todos os tipos de doações são bem-vindas, mas muitas vezes esquecemos de coisas básicas como produtos de limpeza e fraldas descartáveis”, lembrou o presidente Jorge Assef Filho.






Comentários

Deixe seu Comentário