Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 09:51
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A alta de 24,6% da importação de trigo pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado demonstra a necessidade do projeto experimental para produção de trigo em Mato Grosso e o beneficiamento para produção de farinha. Um desses projetos é do Moinho Mato Grosso, do Grupo Multigrain, empresa que atua em commodities de grãos. Em 2 anos, segundo o gerente de vendas do moinho, Hilario Haneiko, após plantio comercial, a expectativa é que o Estado produza o trigo e ele tenha produção da farinha no Estado, com agregação de valor para o mercado. As importações nacionais em janeiro a março somaram US$ 417,4 milhões contra US$ 334,9 milhões em igual intervalo de 2009.

Instalada no final do ano passado no Distrito Industrial, a unidade beneficiadora da farinha tem previsão de dobrar no segundo semestre a capacidade atual de 3,5 mil toneladas de farinha por mês. O gerente informa que a demanda do Estado é de 10 mil/t entre todos os tipos de farinha, seja para pão francês, caseiro, pão doce e hambúrguer. O gerente comercial do Moinho Regio, Emerson Andreotti, de Cuiabá, reforça a tendência. "Vamos crescer muito na farinha para Mato Grosso, em uma mistura pronta, porque o Estado tem orientação para produção de pão com longa fermentação". Há 2 ou 3 anos, explica Hilario, testes de trigo em Primavera do Leste, produziu 50 sacas por hectare. O moinho incentiva campos experimentais na cidade e em Lucas do Rio Verde, com doação de sementes. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) desenvolve testes para trigo de sequeiro para saber a melhor época de plantio. Há unidades de observação em Alto Taquari, Tangará e Campo Verde. Segundo o pesquisador da Empaer, Hortêncio Paro, os testes serão destinados a materiais genéticos classificados para produção de pão, massas e farinhas consideradas nobres.

Imposto - O presidente do sindicato do setor (Sindipan), Luiz Garcia, reuniu ontem com empresários para atualização sobre produtos, fornecedores, legislação, financiamento e tendências da padaria moderna. Ele citou que dia 15 o segmento conclui proposta para pedir ao governo redução da alíquota da energia de 30% para 17%. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136268/visualizar/