Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quarta - 31 de Julho de 2013 às 09:29
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Em uma parceria com o Ministério da Justiça, a Secretaria Estadual de Segurança Pública promove a partir do mês de agosto, o Curso de Policiamento Turístico. Inédito em Mato Grosso e voltado para a Copa do Mundo, o curso deve reunir cerca de 40 servidores das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Técnica (Politec), Guarda Municipal e ainda agentes da Defesa Civil.


 
O objetivo do curso é a formação de uma equipe especializada de policiais para atuar diretamente com turistas na Copa do Mundo de 2014. Serão quatro semanas de um curso que deve ter início na segunda quinzena de agosto. Os participantes serão qualificados para tratar de crimes específicos envolvendo visitantes como os casos de exploração sexual de menores e adolescentes.


 
Como uma das recomendações da Fifa para as cidades-sede da Copa do Mundo, o curso de policiamento turístico exigirá procedimento padrão dos policiais no trato com visitantes de outros municípios e estados, além dos estrangeiros. Comportamento diante de situações tensas, forma de abordagem e diálogo, bem como efetuação de prisões serão temas do curso. Uma vez preparada para tratar diretamente com turistas em casos específicos, o grupo deverá estar pronto para atuar de forma diferenciada quando requisitada.


 
Avanço – À pleno vapor com muitos cursos e treinamentos de capacitação para a Copa do Mundo, o setor de segurança pública é um dos mais adiantados na preparação para o Mundial. As 12 cidades-sede já receberam equipamentos para o combate ao terrorismo e a situações de tensão. O Bope de Mato Grosso que já está preparando atiradores de elite e técnicos explosivistas, estará equipado com ‘caveirões’, robôs e aparelhagem de raio-x e detecção de material explosivo ou nocivo.


 
Entre os meses de agosto e setembro, um grupo do Corpo de Bombeiros receberá capacitação para uso diferenciado de força em conjunto com a Polícia Militar. Este mês ocorreu uma simulação de situação de tumulto com várias vítimas. Outras áreas como a Politec, Polícia Civil, Bope e Guarda Municipal também receberão treinamento para a Copa do Mundo nos próximos meses.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/13635/visualizar/