Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 10:38
Por: Sandra Costa

    Imprimir


A coordenadora da Sala da Mulher, Janete Riva, ministra nesta terça-feira (13) a palestra “Todos contra a Pedofilia” durante o “Simpósio Rondonópolis contra a Pedofilia”, realizado pelo Ministério de Comunicação Mais de Deus, no município. O evento acontecerá na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, a partir das 19 h.

De acordo com os organizadores do Simpósio, dados da Polícia Judiciária Civil no município revelam que somente entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010 foram registradas mais de 70 ocorrências que configuram exploração sexual contra crianças e adolescentes e pedofilia. Porém, conforme autoridades policiais, os números não representam a realidade principalmente por causa do medo de denunciar.

“Em Rondonópolis temos o dia municipal de combate à exploração sexual infanto-juvenil, em que normalmente o poder público realiza ações, mas não podemos nos limitar a datas alusivas para trazer a discussão à tona. Entendemos que esse papel não compete somente ao poder público, a sociedade em geral precisa agir, e rápido, pois são muitas crianças e adolescentes que sofrem com esse tipo de agressão e, muitas vezes, por medo não denunciam”, explica a diretora do Mais de Deus, jornalista Karoline Garcia Lustoza.

A Pastoral da Mulher Marginalizada, por meio da coordenada por Rosely Rodrigues Cândido fará uma explanação sobre os casos de abuso e pedofilia na cidade alertando para a gravidade e consequências do crime. Já o Missionário Ismael Borges será preletor da palestra “A Igreja e seu papel na Luta contra a Pedofilia”. Borges atuou com evangelismo em regiões consideradas de risco como a Cracolândia (no centro de São Paulo), em 2009 ajudou na criação da ONG Casa de Missões em Rondonópolis.

“A omissão é grande e grave nesses casos, por isso quando mais debatermos o assunto mais a sociedade, e as vítimas vão se fortalecer e ganhar força para denunciar. Ficamos muito felizes com a iniciativa e em saber que podemos somar forças em prol dessa causa”, afirma a coordenadora a Pastoral e diretora da Casa Abrigo Rotativa, Rosely Rodrigues.

Em suas palestras, Janete Riva tem ressaltado a importância de denuncia, pois os registros de abusos contra menores de 18 anos são alto no Brasil. Dados apontam que 80% dos casos ocorrem entre crianças de 2 a 10 anos de idade. No Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada. Em 2008, foram registradas 32.588 denúncias. “Não existe cirurgia psicologicamente para uma criança que foi abusada. Isso fica para sempre”, destaca a coordenadora da Sala da Mulher.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/136553/visualizar/