Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 07 de Abril de 2010 às 10:34
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), apresentou durante sessão plenária desta terça-feira (06) um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de instalação de Comitês Comunitários de Acompanhamento da Execução de Obras Públicas no estado. A proposta se baseia no que é estabelecido pela Lei Federal 8666/93, que se refere às normas e modalidades de licitação, tomada de preços e concorrência nos contratos da Administração Pública.

Conforme o projeto, os comitês serão compostos por um membro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea); um membro de cada associação de moradores abrangida pela obra;  um membro do conselho municipal afeito à obra em questão e um membro escolhido diretamente entre os beneficiários da obra.

Riva explica que os comitês terão atribuição de acompanhar a aplicação dos recursos, o cumprimento dos prazos e a qualidade do material utilizado. “Os relatórios da comissão acompanharão a prestação de contas feita pelo órgão público responsável pela execução da obra no Tribunal de Contas do Estado [TCE], ”, afirma.

O parlamentar progressista justifica que a aplicação de recursos públicos, especialmente em realização de obras e serviços de engenharia, exige a criação de mecanismos para que a população possa acompanhar, e, principalmente, participar.  “A sociedade deve acompanhar a realização de despesas, ou seja, é preciso que, além de participar da gestão e do acompanhamento das políticas públicas, exerça o controle dos recursos públicos investidos”, assinala Riva.

Para o deputado, a instituição de comitês onde a população possa acompanhar a obra, passo a passo, contribui para o fortalecendo da transparência. “A ação dá efetividade ao princípio da participação popular. É uma medida de probidade e fomenta a democracia e controle social”, finaliza o presidente da Casa de Leis






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137009/visualizar/