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Quarta - 07 de Abril de 2010 às 02:52
Por: Sonia Fiori

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Diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot, acredita em obras para melhorar o tráfego de longo curso
Diretor do Dnit, Luiz Antonio Pagot, acredita em obras para melhorar o tráfego de longo curso

Mato Grosso será contemplado com fatia de R$ 770 milhões até 2015 na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – lançado no dia 29 de março, em Brasília. A estimativa de remessa de recursos para o Estado, feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na tarde de ontem, prevê investimentos em obras de pavimentação, adequação e construção de travessias urbanas.

De acordo com a assessoria do órgão, os investimentos irão facilitar o escoamento da safra de Mato grosso. Também existe confiança do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot (PR), de que os recursos assegurem obras que trarão significativa melhoria no tráfego de longo curso – evitando o conflito com o fluxo urbano e diminuindo o risco de acidentes.

Um dos exemplos citados pelo Dnit está relacionada à construção dos contornos Norte e Sul da Capital, na BR-364. Os recursos previstos para as obras fazem parte do Orçamento Geral da União (OGU). Na lista de obras consta a BR-080, com a construção e pavimentação da divisa com Goiás, até o entroncamento com a BR-158 – incluindo a ponte sobre o Rio das Mortes, com recursos previstos em R$ 204 milhões.

Também existe previsão para adequação de trecho do posto Gil, próximo ao município de Sinop, na BR-163, com valor estimado em R$ 427,5 milhões. Outra obra está programada para a BR-364, para construção e pavimentação do contorno Norte de Cuiabá, com valor orçado em R$ 80 milhões. Partes destes recursos também poderão viabilizar a mobilidade urbana para as obras da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá.

Na condição de vice-governador, Silval Barbosa (PMDB), acompanhou o então governador Blairo Maggi (PR) no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, na semana passada, em Brasília.

Neste programa estão previstos recursos para a construção de um trecho da ferrovia, que integra Mato Grosso, via Lucas do Rio Verde, a Goiás e Rondônia.






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