Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 06 de Abril de 2010 às 21:35
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Uma sessão especial, requerida pelo presidente da Assembleia Legislativa, comemorou na tarde desta terça-feira (6) os 90 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Na oportunidade, foram entregues monções de Congratulação a membros de 35 unidades municipais do Instituto no estado. O evento aconteceu no Plenário das Deliberações Renê Barbour e contou com a presenção de diversas personalidades.

Em discurso, o deputado José Riva destacou o trabalho feito pela instituição ao longo dos anos, ratificando a importância dos registros históricos como marca de conhecimento e de identidade para as gerações futuras.  “Um povo sem passado é também um povo sem futuro, sem um rumo, sem norte e sem referenciais. Neste contexto é que se ergue a pedra fundamental do Instituto Histórico e Geográfico, não apenas de Mato Grosso, mas de todos, desde o do município mais humilde e mais novo até o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, ratificou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, desde sua fundação o Instituto, além de documentar os fatos e feitos, auxiliou na condução da história de Mato Grosso, celebrando os grandes vultos que construíram as bases da sociedade. “Os membros do IHGMT trabalharam sem medir esforços para resgatar e construir valores morais, sociais, intelectuais de nosso povo”, destacou Riva, lembrando que a ligação da Assembleia Legislativa com o Instituto remonta à sua criação. “Uma vez que metade dos sócios-fundadores ocuparam as tribunas do Parlamento Estadual”, completou.

O deputado discorreu ainda sobre a luta do Poder Legislativo para promover uma política mais intensa no que diz respeito ao turismo. “Perdi, há muito, as contas de quantas vezes já foi dito do privilégio de Mato Grosso ser o único Estado da Federação agraciado com três ecossistemas”, apontou Riva, afirmando a necessidade de investimentos para transformar o estado em pólo turístico. Há 10 anos, o próprio deputado José Riva foi também autor de uma sessão solene em comemoração aos 80 anos do IHGMT. “Desta vez, o Instituto Histórico e Geográfico completa 90 anos e, mais uma vez, tenho a oportunidade de estar presente nas comemorações. O Instituto sabe que é importante documentar e pesquisar o passado, e o faz com maestria, com grandeza e capacidade. Mas nunca perde de vista o futuro”, elogiou.
 
Para o presidente do IHGMT, João Carlos Ferreira Vicente, trata-se de um momento especial para a instituição. Apontou ainda como grande mote dos últimos anos a criação dos institutos municipais. “Temos verificado que os municípios têm história, tradição, legados que são destinados não apenas ao habitante daquela determinada localidade, mas que é de interesse do nosso estado. Para isso, precisamos promover o intercâmbio”, afirmou Vicente.

Já o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling, que é o primeiro dirigente nacional da entidade a visitar a unidade mato-grossense, discorreu sobre a importância dos acervos e do trabalho de memória social e coletiva que faz os institutos. Parabenizou também a iniciativa de criação das unidades municipais. “São entidades independentes, mas articuladas entre si.  Não há nenhum processo que deu certo e que tenha ignorado esses três fatores: educação, ciência e cultura. Os Institutos exercem um papel importante para construir uma sociedade rica, livre, democrática e feliz”, afirmo Wehling, que também recebeu uma monção de Congratulação. 
 
História - O IHGMT fundado pelo Dr. Eurico de Goes, sócio itinerante, durante as comemorações do bicentenário de Cuiabá. O objetivo era ter uma entidade que fosse a defensora de sua identidade e que visasse à construção de uma imagem mais positiva para todo o Estado de Mato Grosso. A reunião de fundação do Instituto deu-se no Palácio da Instrução, em 1º de janeiro de 1919, durante o governo de Dom Aquino Correa, e teve como sócios fundadores, além do próprio governador do Estado, os deputados estaduais Carlos Gomes Borralho, Emílio Amarante Peixoto de Azevedo, João Cunha, Luiz da Costa Ribeiro, Philogônio de Paula Corrêa e Virgílio Alves Corrêa Filho, além dos intelectuais Antônio Fernandes de Souza, Estevão de Mendonça, Joaquim Pereira Ferreira Mendes, José Barnabé de Mesquita e Ovídio de Paula Corrêa. Naquela oportunidade era presidente desta Assembleia Legislativa o deputado Virgílio Alves Corrêa Filho, sendo que coube ao deputado Philogônio de Paula Corrêa o discurso na sessão de instalação do Instituto Histórico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137063/visualizar/