Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 06 de Abril de 2010 às 16:18

    Imprimir


Os olhos do mercado de pequenos animais se voltam para a capital mato-grossense a partir desta quinta-feira (07) quando começa a 6ª Exposição de Pequenos Animais e a 4ª Feira de Produtos da Agricultura Familiar (Expopeq) em Cuiabá, e entre os destaques está a ovinocultura, que tem alcançado cada vez mais espaço na agropecuária nacional. Pela primeira vez na Expopeq, a Ovinos Bonjour vai expor seus animais nos cinco dias de feira.

De acordo com a proprietária da Ovinos Bonjour, Fernanda Bonjour, foram selecionados quatro fêmeas e quatro machos PO e outros três animais com registro PROV I.

Os animais fazem parte da criação da Cabanha Novo Horizonte, localizada no município de Guiratinga, cerca de 110 km de Rondonópolis (cidade pólo do Estado, localizada a 212 km ao Sul de Cuiabá). Desde o início da criação, em 2008, pelo agrônomo e empresário José Eugênio Bonjour, o rebanho só tem aumentado. Atualmente são 30 animais PO (macho e fêmea) e 930 fêmeas entre registradas e comerciais.

“O rebanho está em expansão. Recentemente foram adquiridos dois reprodutores Dorper com o objetivo de iniciar o cruzamento industrial no rebanho comercial”, afirma Fernanda Bonjour que está à frente da empresa desde o ano passado.

De acordo com a médica veterinária responsável pela criação Sílvia Tartari, a produção de cordeiros para abate da Ovinos Bonjour trabalha com um manejo alimentar adequado, fazendo o confinamento, com a utilização  de feno como volumoso, aliado a uma suplementação concentrada (ração).

“Dessa forma asseguramos a terminação do cordeiro com a obtenção de uma carcaça com as características desejadas pelo consumidor”, explica Sílvia Tartari, que também é técnica da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

Os cordeiros atingem em média 30-33kg em 3-4 meses. Os cordeiros são comercializados em Mato Grosso. O frigorífico mais próximo da propriedade está localizado no município de Rondonópolis.
A preocupação e a busca pela qualidade do rebanho fizeram com que a Ovinos Bonjour entrasse para o Programa de Melhoramento Genético da Raça Santa Inês, dirigida pela Assoc. de Criadores de Ovinos de Sergipe em parceria com a USP (Universidade de São Paulo).

SERVIÇO - O escritório da Ovinos Bonjour está localizado na Avenida Jules Rimet, 309, sala 08, Bairro Alvorada, Cuiabá, telefone (65) 3623 8163. Entre os dias 07 e 11 de abril seus animais poderão ser vistos na 6ª Expopeq, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137095/visualizar/