Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 15:03

    Imprimir


Divulgação
As vendas na semana da Páscoa (29 de março a 04 de abril) cresceram 0,7% em todo o país, na comparação com as vendas da semana equivalente de 2009 (06 a 12 de abril). É o que revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Páscoa 2010. Foi um crescimento menor que o 1,3% de elevação nas vendas verificado na semana da Páscoa de 2009, na relação com a semana da Páscoa de 2008.

No final de semana da Páscoa de 2010 (02 a 04 de abril), as vendas tiveram um crescimento mais expressivo. De acordo com o levantamento, houve 4,5% de aumento, na comparação com o final de semana da Páscoa de 2009 (10 a 12 de abril). No fim de semana da Páscoa de 2009, comparado com o fim de semana da Páscoa de 2008, as vendas seguiram um caminho inverso, e registraram 3,7% de queda.

Para os economistas da Serasa Experian, o consumidor preferiu as compras no final de semana da Páscoa, na expectativa das promoções do varejo (parcelamento e promoções conjuntas com os fabricantes), em razão da maior participação de importados na cesta de presentes e o aumento médio dos produtos da data.

A população que não deixou os grandes centros urbanos se dedicou às compras, ressaltam os economistas, que lembram ainda que na mesma data de 2009, o país passava pela crise financeira internacional, caracterizando uma base fraca, que contribuiu para o crescimento do indicador  no final de semana. Os números confirmam a Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial (disponível pelo link ao lado). http://www.serasa.com.br/release/noticias/2010/noticia_00110.htm

Vendas em São Paulo também crescem
Na cidade de São Paulo, por sua vez, as vendas cresceram 1% na semana da Páscoa, na relação com a semana da Páscoa do ano anterior. Foi a mesma variação observada na capital paulista na comparação entre a semana da Páscoa de 2009 sobre a de 2008.

No final de semana, as vendas na cidade também acompanharam o ritmo nacional. De 02 a 04 de abril, as vendas cresceram 4,8%, quando comparadas com o período de 10 a 12 de abril de 2009. Assim como na análise nacional, no fim de semana da Páscoa de 2009, relacionado com o de 2008, as vendas apresentaram queda. Na ocasião, houve 4,4% de decréscimo.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 29 de março a 04 de abril de 2010 e comparadas às consultas realizadas no período de 06 a 12 de abril de 2009; e as do período de 02 a 04 de abril de 2010, e comparadas às do período de 10 a 12 de abril de 2009.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/137241/visualizar/